Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Abroad and Hungry

 Max Ginestra é um youtuber que já passou um tempo percorrendo as ruas da Índia para nos trazer vídeos excelentes sobre a gastronomia e a comida de rua indianas. Eu venho indicar o canal dele, pois tem uma playlist interessante sobre o tema.  Eu fiquei muito curioso sobre a culinária indiana e, confesso, o acho bastante corajoso, pois ele enfrenta algumas situações que me deixariam de cama. E ele, além de valente, mostra-se empolgado com o que come. É um canal que indico, para quem gostaria de ver a comida de rua da Índia. Pegue seu chá e se divirta!

Convite à Felicidade



Uma coisa que aprendi é que a leitura dignifica o espírito, pois torna o coração sábio. Um coração sábio é fundamental para se desenvolver um espírito aguçado, forte e determinado. O livro ensina ao que lê, assim como um professor. Nesse sentido, devemos buscar a leitura que melhor simboliza nossas raízes e preceitos lógicos, para alimentá-los com o que há de melhor.


São estes alguns pontos fundamentais sobre a leitura. Com base nisso, pensei em indicar uma leitura que está me ajudando muito. Como sabem, tenho enfrentado alguns problemas de saúde e tenho exercitado minha leitura com livros sobre culinária, nutrição e livros semelhantes. Entretanto, o que indico agora é um conforto ao espírito.


Convite à Felicidade, volume 2, de Masaharu Taniguchi é um livro leve que comporta muito da filosofia vivida pela Seicho-no-ie. São 365 breves passagens, em apenas 137 páginas, que demonstram como a visão de mundo pode alterar a vida de uma pessoa. Inicialmente escrito em 1959, já estando na sua 14ª edição no Brasil, o livro continua sendo tão agradável quanto uma brisa refrescante em um dia quente.


Em suas páginas, Taniguchi evoca o melhor modo de se viver, que é considerando a mente como criadora de tudo. Exercitando este pensamento diariamente, somos compelidos a enxergar as coisas como boas, naturais e benéficas. Se existe o mal, ele é apenas uma ilusão da mente que ainda dorme. Em suas próprias palavras, "todos os tormentos são curados quando a mente se volta para Deus, da mesma forma que a treva se apaga ao se voltar para a luz".


A primeira parte do livro, em especial, é um grande resumo do que prega a filosofia da Seicho-no-ie. Vou explicar um pouco. Masaharo Taniguchi a criou como uma filosofia de vida, mas o Ministério da Cultura (Japão) a inseriu como religião. Desta forma, os conceitos apresentados no livro demonstram um pouco desta mistura entre filosofia e religião. Já nas primeiras páginas, somos apresentados aos conceitos de Kami, Espírito e Matéria. Como Deus, sendo a Mente Universal, transmuta a matéria (do nada ao tudo).  É uma leitura interessante sobre o pensamento religioso asiático.


Atenção, embora uma brisa refrescante possa reconfortar em um dia quente, ela também pode incomodar. O livro, assim como o símbolo que usei para defini-lo, demonstra isso claramente.  Certos trechos incomodam, pois referem-se a conceitos que não são de domínio da filosofia e nem tampouco da religião, mas da ciência e, embora seja interessante ver como o autor os relaciona, incomodou-me um pouco. Também não concordo quando Taniguchi afirma que a mente é tudo, pois se o fosse, e nossos pensamentos alcançassem o poder que ele diz, eu seria uma pessoa completamente diferente, bem como a minha vida, então, não acredito em todo esse poder que ele alega que a mente possui. Logicamente, acredito, sim, na força do pensamento e na força de vontade que muda destinos, embora não na mesma proporção que encontrei no livro.


A conclusão que cheguei é que este livro é um doce alento se interpretado na medida certa. O livro também é um bom promotor do otimismo, do bom pensamento e da busca pela felicidade verdadeira, isto é, aquela felicidade que não se embasa em coisas materiais, mas na sensação de estar vivo, nos sentimentos e pensamentos que promovem mudanças. "A verdadeira alegria do homem não é o prazer sentido no corpo. A sua verdadeira alegria  é a alegria sentida ao vivificar Deus que habita o seu íntimo."




Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof