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Antologia do Pequeno Rato

 Não é um exemplo de literatura gótica, apesar de ter animais fantásticos que falam, mas possui o sofrimento da alma da literatura gótica. É um clamor sofrido de um pequeno ser que está preso em um ambiente de experimentos e só tem no seu cientista o seu observador e, quem sabe, seu salvador. É uma metáfora para os sentimentos de traição, perda e dor de ser agredido e não ter a força necessária para reagir. Tudo isso é gótico. 

Atualizações sobre o Belo!

O Belo, o feio e o sublime

Revisão: ChatGPT!



Feito no Paint! 😄



Em uma reflexão passada no Twitter, propus que o belo se situasse no equilíbrio, flanqueado por extremidades que representam distorções, por mim consideradas como o feio. Inspirado pelo princípio budista do "caminho do meio", onde moderação e harmonia são preceitos fundamentais, sugeri que o belo encontrasse sua definição na mediania, evitando-se os extremos. No entanto, reflexões subsequentes sobre o sublime — uma essência que transcende o belo — desafiaram minha concepção inicial, levando-me a repensar e atualizar minha interpretação sobre o espectro do belo. Como o sublime poderia estar representado na minha régua? Não poderia estar no centro da régua, pois puxaria o belo para uma extremidade, sendo que o belo não é o oposto do feio. O sublime seria mais próximo do oposto, que seria o feio, do que o belo. Cheguei a essa conclusão:


Feito no Paint!



Consideremos o universo vasto como palco para o conceito de beleza, um delicado equilíbrio representado por uma régua imaginária. Neste espectro, o centro é ocupado pelo belo, ladeado por extremos: o feio em uma ponta e o sublime na outra.


O belo reside no coração desta régua. Não é marcado pelo excesso de adornos nem pela simplicidade excessiva. Representa a harmonia ideal, a interação elegante entre formas e cores. O belo é comparável a um sorriso genuíno, que não se excede nem se recolhe. É o equilíbrio entre o excesso e a falta, provocando admiração.


Na extremidade que converge para o feio, encontramos a distorção. Aqui, as proporções se perdem, as cores colidem e as linhas entortam. O feio, apesar de não ser necessariamente repulsivo, nos provoca e questiona, simbolizando a assimetria e a imperfeição que refletem a complexidade do mundo.


A personagem Karin Hanazono vivou meme até. 


Na ponta oposta, o sublime eleva o belo além do ordinário. Representa momentos e obras que nos deixam em êxtase, como um pôr do sol indescritível ou uma música que nos arrepia. O sublime é a intensidade e a magnitude que nos fazem sentir diminutos perante o infinito.


Contudo, o belo, situado no núcleo, não é imutável; ele é dinâmico, oscilando entre os extremos. Essa fluidez nos cativa, impelindo-nos a explorar a beleza em todas as suas facetas.


Ao observar o mundo com atenção, recordemo-nos desta régua imaginária. O belo transcende a mera visualidade; é a ressonância emocional encontrada no equilíbrio que permeia tudo. Na eterna dança entre o feio e o sublime, desvendamos a essência verdadeira da beleza.


 O Sublime, o Belo e o Feio nos Animês e Mangás





No universo dos animês e mangás, a arte explora o conceito de beleza de forma singular. Estabelecendo uma ponte entre estes dois mundos:


1. Proporção Áurea: A matemática da beleza é crucial no design de personagens de animê e mangá. A proporção áurea, uma constante matemática que simboliza estética e harmonia, é empregada para criar composições equilibradas e visualmente atraentes.


2. Esboço e Composição: O esboço inicial de um personagem define sua postura e estrutura básica, com traços simples que guiam proporções e orientações. Nesta etapa, detalhes são refinados, exigindo prática e aprendizado contínuos.


3. Olhos e Cabeça: Nos personagens de animê e mangá, os olhos são amplamente expressivos, uma característica influenciada pelos trabalhos de Osamu Tezuka, que se inspirou nos olhos expressivos das produções Disney. A proporção e forma da cabeça também são vitais, e a prática constante é chave para aperfeiçoamento.


A matemática do belo e a arte dos animês e mangás se entrelaçam na busca por harmonia, proporção e expressão, navegando pelo equilíbrio entre o feio e o sublime para criar obras que fascinam e emocionam.


Asuna (Sword Art Online) criada via Designer


Para explorar mais sobre este tema, confira os seguintes recursos:


(1) Proporção Áurea: A matemática por trás da beleza. https://bing.com/search?q=matem%c3%a1tica+do+belo.

(2) Museu do Amanhã mostra a beleza escondida da Matemática. https://impa.br/noticias/museu-do-amanha-mostra-a-beleza-escondida-da-matematica/.

(3) Como desenhar Mangás: Passo a Passo e Noções Essenciais - YokaiPop. https://yokaipop.com.br/3381/como-desenhar-mangas/.

(4) Arte e Matemática (13) - O belo - YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=7xxg2z2Qk88.

(5) Proporção Áurea: A matemática por trás da beleza. https://clinicadepele.com.br/proporcao-aurea/.

(6) O Belo - Disciplina - Matemática - Paraná. https://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=6902.

(7) Como desenhar anime: 15 melhores cursos | JivoChat. https://www.jivochat.com.br/blog/reviews/cursos/como-desenhar-anime.html.

(8) Como Desenhar Anime e Mangá - Desenhos Para Desenhar. https://www.desenhosparadesenhar.com.br/2021/04/como-desenhar-anime-e-manga.html.

(9) 100+ Desenhos de Animes e Mangas para Baixar, Imprimir e Colorir. https://colorindo.org/animes-e-mangas/.

(10) Mangá para iniciantes - Dusite. https://dusite.com.br/como-desenhar-manga-e-animes-para-iniciantes/.



Outros Papos em Quadrinhos - PerSe - Publique-se


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