Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

Outros Papos Recomenda Wakfu



Animação baseada no jogo de mesmo nome, foi criada pela produtora independente de games Ankama, junto com o canal France 3 e é totalmente criada em flash (Flash Adobe). A animação francesa agora está disponível para o Brasil, com legendas em português e, também, dublada em nossa língua, via Netflix!






Enredo


O enredo da série segue o universo de Wakfu. Segundo a página da campanha da Ankama no Kickstarter: “The series follows the quest of an orphan, Yugo, who sets out to discover his origins. Accompanied by a team of characters both brave and comedic, he must face powerful enemies during his journey and he will be at the heart of a plot which the fate of the World of Twelve depends on. WAKFU is also an ecological tale that allegorically explores the fragility of nature and the consequences that human actions may have on the ecosystem”.  


Também acrescento o tema importante que promove esta série aos meus olhos, pois ele segue elementos do romantismo francês.  Elaine Brito Souza escreve sobre o romantismo francês para o site Globo Educação e eu repasso aqui:


“As palavras de Vitor Hugo, o maior escritor do Romantismo francês, resumem bem a ideologia romântica:

‘A liberdade literária é filha da liberdade política. Eis-nos libertos da velha forma social; e como não nos libertaríamos da velha forma poética? A um novo povo, uma nova arte.’

Como podemos ver, o Romantismo tem duas facetas: uma que se volta para o indivíduo, com seus dilemas e conflitos existenciais, e outra que se volta para a sociedade, com suas injustiças e desejos de mudança”.



Deste modo, temos o pequeno Yugo (o terror do parquinho) em sua busca pela sua família, ou seja, o romantismo voltado para o indivíduo e a alteração que isso terá no mundo com a descoberta de mistérios e revelações sobre a origem do Yugo, logo, o romantismo que se volta para a sociedade. Cada capítulo mostra um trecho desta busca, sempre tocando em conflitos da sociedade, como casos de repressão do governo, ou no amparo a casais apaixonados. Existe o romantismo clássico na relação entre dois personagens e, também, wakfu exalta a figura do herói, tanto na letra da música como em cada linha do roteiro.


Além deste elemento, romantismo francês, a série nos traz uma visão clara desse momento histórico: a criação do Romantismo, sendo uma das bases fortes do enredo. O romantismo francês surgiu em um momento de intensa movimentação social, com a Revolução Francesa e a Industrial. Essa base do enredo é clara na primeira temporada, pois o vilão da série é uma alusão aos momentos mecânicos, com máquinas e engrenagens, bem como o controle do tempo, sendo uma referência clara ao movimento industrial: preciso, tempo controlado, linhas de montagem e engrenagens. Também existe o movimento revolucionário que se baseia na liberdade, igualdade e fraternidade, pois são elementos bem defendidos pelos heróis da série.


A estrutura narrativa da série é interessante, pois apresenta, no primeiro momento, a problemática que deve ser resolvida, no segundo momento desenvolve a comédia e, no terceiro e último ato, apresenta a ação que resolverá a questão levantada no primeiro ato. Isso foi uma regra que percebi na estrutura das duas temporadas que assisti. Muito funcional!





Homenagens aos animês


 A homenagem aos desenhos japoneses é evidente não apenas pelo traço dos personagens, mas também pela estrutura de movimentação e escolha de ângulos de câmera. A animação japonesa adotou, em sua base, a estrutura do Futurismo (Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a ideia de movimento e dinamismo) e Wakfu a usa de maneira semelhante. A série possui muitos closes, tanto nas cenas cômicas, quanto nas cenas de ação, deixando o ângulo fechado. Isso aumenta a sensação e emoção que o traço dos personagens tenta transmitir através de sua ação.


Fora isso, temos homenagens a diversos animês famosos, como Nausica, One Piece, Evangelion, Dragon Ball e outros tantos. São vários “easter eggs” para se procurar em cada cena. Uma caça ao tesouro muito divertida. Além disso, a série supera a animação japonesa pelo contato mais caloroso entre os personagens. Na maioria das séries japonesas, o contato entre personagens é muito frio e eles são distantes (existem exceções como Golden Time), entretanto, em Wakfu a demonstração de afeto, amor e carinho entre os personagens é muito evidente. Nisso, a série superou os animês.







Conclusão



Quando vi que era uma animação em flash, eu meio que torci o nariz, mas fui sendo pego pelo carisma dos personagens, pela história bem contada, pelos elementos que pude observar na construção do enredo e pela música muito legal de se ouvir. Ao final, tornei-me fã dessa animação e a estou recomendando aqui. Animação francesa de qualidade, inspirada em animês, revolução francesa e romantismo. Não tinha como não ficar bom! Nota 10! 




Conheça mais através da campanha Wakfu no KickStarter!


Trailer do Jogo- Wakfu!



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof