Pular para o conteúdo principal

Reforma Política- A Figura do Vice


Reforma Política



Como mostra a imagem acima, até o momento, 5 partidos foram identificados como partidos que receberam dinheiro de caixa 2. Assim nos informa a reportagem assinada por Rafael Moraes Moura e Beatriz Bulla, Delator da Odebrecht diz que empresa pagou total de R$ 21 mi a PROS, PCdoB..., “os pagamentos foram feitos via caixa 2 para garantir o apoio político dessas siglas à chapa que unia PT e PMDB na campanha presidencial de 2014 (...)  a ação que pode levar à cassação do mandato de Temer apura se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico nas eleições de 2014”.  

Esta delação bombástica me fornece dois pontos evidentes, um positivo e um negativo. O ponto negativo é que o julgamento da chapa PT-PMDB, que aconteceria neste semestre, por conta destas novas informações, ficará adiado para data posterior. Acredito, com isso, que, quando o processo estiver transitado em julgado, já estaremos em um novo governo e só nos restará olhar para a história e dizer (caso a cassação se efetue) que tivemos de fato um governo ilegítimo. Este adiamento é o ponto negativo, pois poderíamos ter uma sentença este ano ainda e nos livrarmos mais cedo de quem arruinou a Nação.

O ponto positivo se dará com a divulgação da sentença. Saindo a sentença, provavelmente, teremos 5 partidos cassados, e que não poderão mais existir, dentre eles o PMDB que, atualmente, é o maior em número de prefeituras. Essa extinção, de um partido tão grande, fará uma verdadeira corrida pela Reforma Política que tanto Brasil necessita. Disse, em seminário, o ministro Gilmar Mendes, que esta reforma é difícil de se lidar, pois é como consertar um avião com ele em pleno voo. Com a cassação do PMDB e do PT, então, conseguiremos consertar este avião, pois ele estará em queda livre. Infelizmente, o nosso Congresso só se move com rapidez quando se faz urgente sua própria necessidade.

A Reforma Política (acompanhe aqui) tem muitos pontos interessantes, como a diminuição do número de partidos, mas uma em especial me chamou a atenção. O relator da reforma, que é petista, quer acabar com o cargo de vice. Tenho certeza que é birra ainda por causa do “gorpí” (rs).

Ao meu ver, o vice deveria ser mantido, porém, que tal cargo seja ocupado pelo candidato que terminar em segundo lugar na corrida eleitoral. Nada de coligação. Por exemplo, que o Presidente da República seja o candidato com maior número de votos e que seu Vice-Presidente possa ser o segundo candidato com o maior número de votos. Desta forma, tenho certeza que o Presidente da República pensará duas vezes antes de fazer ou entrar em algum processo de corrupção, pois o Vice-Presidente, que não possui ligação partidária para com ele, ficará como um vigilante esperando um deslize para ocupar o cargo. Seria como se forçássemos o Presidente da República a trabalhar de maneira decente, ou ter que lidar com um vice querendo seu cargo. Esta seria, para mim, a maior reforma política a ser realizada.    

Obs.- Para mim, de fato, seria melhor um Poder Moderador entre os três Poderes da República e que não fosse submisso a estes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diego Rox e o Jardim das Borboletas

Diego Rox e o Jardim das Borboletas
Como sabem, sou inscrito do canal do Nando Moura, ou seja, sou um dos “bots” do canal. Sobre este assunto, está até engraçado. Vou escrever sobre isto antes de entrar no assunto. Os adversários que temem a verdade nos ofendem com termos que não condizem com nosso real comportamento. Ficou engraçado, porque, se juntarmos todas as ofensas em uma frase, eu acabo virando um “robô, com recurso de bot, nazista e fascista, que não gosta de odores fortes”, por isso, está engraçado ver esta situação. Fui reduzido a um robô Windows 10, que não gosta de pum.
Ao assunto. Através do vídeo do Nando, sobre o uso de bots, eu acabei conhecendo o canal do Diego Rox. Veja um vídeo abaixo. Ele parece ter uma agenda parecida com a do Nando Moura, isto é, ele é cristão, pois acredita em Deus e em Cristo, prega ação contra a corrupção, homenageia os verdadeiros heróis anônimos, é caridoso e defende a liberdade. Uma agenda que também me aproxima dele, por isso, hoje, esto…

Cavaleira ou Amazona? Veja a resposta!

Amazona ou Cavaleira?
    Em meu tempo de colégio, nas décadas de 80 e 90, nos foi ensinado que o feminino de cavaleiro seria amazona. Em uma prova, um colega marcou o feminino de cavaleiro sendo cavaleira e foi repreendido. Desta forma, fixei amazona como o feminino correto para o termo em questão, ou seja, mulher que anda a cavalo. Ao assistir Walkure Romanze, eu me deparei com a palavra cavaleira e me questionei. Inclusive, alertei-os para a forma que eu julgava correta, mas sem retorno positivo. Deste modo, fui pesquisar para ver se a expressão estaria correta.


    Nestas pesquisas, encontrei um professor que prontamente me respondeu a esta questão. O caso estava solucionado com uma bela lição que, agora, repasso a vocês. Com a palavra o professor Ari Riboldi.
    No meu tempo de estudante, no ensino primário e no ginásio, também se aprendia assim: cavaleiro (masc.), amazona (fem); cavalheiro (masc.), dama (fem.). No entanto, os dicionários registram o termo 'cavaleira' …

Será o Veredito?!

Canal Será o Veredito?!
Foi a primeira recomendação do Youtube que gostei de ter recebido. Sobre o canal: “O Direito tá na mídia! O Direito tá na moda! Um juiz de direito se torna celebridade nacional. Tribunais transmitem suas sessões ao vivo pela televisão. Os meios de comunicação não se cansam de veicular notícias jurídicas. Mas, o mundo jurídico possui formalidades que dificultam a compreensão dos seus temas pelo cidadão que não tem formação no direito. Muito se fala; pouco se explica. Por isso surgiu o "Será o Veredito!?". Um canal que traz informações sobre o direito com uma linguagem simples, clara e objetiva.”



O primeiro vídeo que vi desse canal foi uma resposta ao Bugalho. Uma resposta baseada em livros, mostrando a fonte de seu conhecimento e minando, com ótimos argumentos, a posição de seu opositor. Todos os vídeos que assisti foram assim, com a fonte de leitura em mãos. Ele já se disse de centro-direita, o que o faz ser um aliado natural da liberdade e da proprie…