Temporada atual:
A temporada enfim está terminando. O que escreverei aqui é um insight baseado nos números que as séries receberam, segundo os dados do MyAnimeList. Se fizermos uma comparação com a temporada anterior — cujas séries tiveram desempenho superior, com seis títulos com notas acima de 8 —, enquanto nesta temporada apenas três alcançaram essa média, fica evidente que foi uma temporada fraca. E eu pude sentir isso na pele, com muitas decepções ao longo do caminho, tornando muito difícil montar um TOP 5. Tenho, no máximo, três séries que gostaria de compartilhar — e o farei nas próximas semanas. Realmente, foi uma temporada de fracassos.
Um caso que me chamou a atenção foi o da segunda temporada de Wind Breaker, que chegou a alcançar nota 8, mas foi decaindo nas semanas seguintes, muito provavelmente por ter abraçado uma agenda ideológica. Sim, Wind Breaker “lacrou” — e quem lacra, sofre as consequências. Isso mostra que esse público ideológico faz muito barulho na internet, mas quando uma série se rende a essa agenda e recebe críticas do público, esse mesmo grupo não consegue sustentá-la, e ela acaba no prejuízo. Veja o caso de Branca de Neve. Que sirva de alerta às empresas japonesas: é um público barulhento, mas que não dá suporte às obras que abraçam essa pauta.
E não se pode alegar discriminação ou algo do tipo, pois tivemos Kowloon Generic Romance nesta temporada — uma série com diversidade, mas sem militância —, que manteve sua nota estável, provando que o que destrói uma produção é a propaganda político-ideológica.
Nesta temporada também tivemos uma série com um arquétipo que particularmente não gosto: a “mulher-gorila”, que já critiquei aqui no blog várias vezes. Agora, fizeram até uma série inteira com esse arquétipo como protagonista. O resultado foi pífio. Gorilla no Kami kara Kago sareta Reijou wa... teve média de 6,68 e apenas 31.378 membros no fã-clube. Perdeu em nota e em número de usuários para Ore wa Seikan Kokka no Akutoku Ryoushu, que tem mais de 50 mil membros, sendo uma série com roteiro interessante, mas com uma animação tão ruim que chega a ser desconfortável assistir.
Sou de uma época em que assisti Patrulha Estelar, Macross e Nadesico: Prince of Darkness, e todas elas — mesmo sendo de décadas passadas — conseguem ter uma animação mais elaborada, especialmente nas batalhas espaciais. Já essa série atual, mesmo com mais recursos técnicos, entregou lutas de qualidade inferior às produções dos anos 80 e 90.
Acima, Nadesiko: Prince of Darkness. Embaixo: Macross 1994.
As reclamações sobre a qualidade das animações foram constantes. Basta citar as sucessivas polêmicas envolvendo The Beginning After The End. Enfim, esta foi a primeira vez que vi uma temporada com tantas críticas, tantas séries ruins e tantos problemas técnicos. Isso pode sinalizar uma crise interna na indústria? Só o tempo dirá.
Nas próximas semanas, deixarei aqui meu TOP 3 de séries que deixaram uma marca positiva nesta temporada. Fiquem ligados!
Fichas Técnicas das Séries Citadas
Wind Breaker (2ª temporada)
Estúdio: CloverWorks
Diretor: Não divulgado
Estreia: 2025
Gênero: Ação
Baseado no mangá de Nii Satoru
Kowloon Generic Romance
Estúdio: Arvo Animation
Diretor: Yoshiaki Iwasaki
Estreia: 5 de abril de 2025
Gêneros: Ficção científica, romance
Episódios: 13
Gorilla no Kami kara Kago sareta Reijou wa Ouritsu Kishidan de Kawaigarareru
Estúdio: Kachigarasu
Diretor: Fumitoshi Oizaki
Gêneros: Fantasia, romance
Estreia: 2025
Ore wa Seikan Kokka no Akutoku Ryoushu!
Estúdio: Quad
Diretor: Tetsuya Yanagisawa
Gêneros: Ação, ficção científica
Estreia: 2025
The Beginning After The End
Estúdio: Studio A-CAT
Diretor: Keitaro Motonaga
Estreia: 2 de abril de 2025
Episódios: 26
Baseado na web novel de TurtleMe
O que é o MyAnimeList?
O MyAnimeList (MAL) é uma das maiores plataformas online dedicadas a animes e mangás. Fundado em 2005, permite que usuários cataloguem, avaliem e descubram novas obras, além de interagir com outros fãs. Em março de 2025, o site foi adquirido pela empresa japonesa Gaudiy, especializada em Web3 e inteligência artificial. O MyAnimeList conta com mais de 18 milhões de usuários registrados e é amplamente utilizado como referência para rankings e avaliações de obras no universo otaku.
Atualização em 23/06/2025. O número de séries acima de 8 subiu para três, mesmo assim, aquém da temporada passada.