O regresso de Rio! Code: Box- Shadow Looming Over Millennium! Jogo disponível via PlayStore e Steam Rio é uma personagem que me cativou desde sua estreia no segundo arco da história principal, pois representa uma anti-heroína trágica que fez de tudo para proteger Kivotos. Quiseram os deuses do enredo que ela fosse adversária do Sensei naquele momento, mas muitos perceberam que ela, apesar do erro da abordagem do problema que era a Arisu, estava certa quanto aos seus medos. Isso moveu o coração de muitos jogadores que pediram aos produtores do jogo que dessem à Rio uma segunda chance. E essa chance finalmente veio! O evento em questão que disponibilizou Rio Tsukatsuki como personagem jogável em Blue Archive foi o "Code: BOX - Shadow Looming Over Millennium ~One Question and Two Answers~", lançado durante as comemorações do 4º aniversário do jogo, em janeiro de 2025, no servidor japonês, e posteriormente em julho de 2025 no global. Esse evento marca um momento pivotal, integ...
Brave 10
Análise dos 4 primeiros episódios
Entendendo o enredo e corrigindo algumas informações
Antes de iniciar, vamos a uma pequena explicação de termos. Segundo o pessoal do Nipop, shounen “é o nome dado às séries de mangás/animes com temáticas voltadas ao público jovem masculino. Geralmente são histórias cheias de ação, com lutas, esportes e coisas do tipo”. Já Seinen, segundo a Wikipedia, “significa "homem jovem" no Japão, é a definição dada aos mangás e animês voltados para o público masculino entre os 20 a 40 anos”. Uma diferença entre estes gêneros é que o Seinen utiliza-se de uma linguagem universitária em seus diálogos, enquanto o shounen usa uma linguagem mais simples. Segundo a Wikipedfia, outra diferença “está nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de Seinen possuem personagens em idade típica de Shonen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis”. Alguns sites creditam que Brave 10 seria um shounen, mas ele é um seinen.
A História:
O seinen é baseado no mangá de Kairi Shimotsuki e conta a história da sacerdotisa Isanami que tem seu templo, em Izumo, destruído por causa de uma pérola que dizem ter o poder dos deuses (Kushimitama). O xogum Ieyasu Tokugawa deseja esta pérola para si. Ela foi instruída por um monge a procurar abrigo no castelo do senhor feudal Yukimura Sanada. Isanami acaba conhecendo o ninja sem mestre Saizou Kirigakure enquanto fugia para sobreviver. Sanada vê nisso a chance de juntar 10 bravos guerreiros para poder mudar a história.
O animê- o que é bom, regular e ruim.
BOM: A animação tem um traço atraente, com cores fortes e cenários bem elaborados. A animação de movimentos é muito boa, dando às sequências de lutas o impacto visual que devem ter. As cenas de luta lembram muitos games de ninjas, com espetaculares golpes ao estilo Samurai Spirits. A escolha pelos trajes usados é interessante, pois mistura trajes de época com roupas mais modernas. Isso serviu até para um momento cômico, quando Kakei critica as roupas de Isanami, não considerando-as adequadas a uma sacerdotisa. Ela simplesmente o ignora. A dublagem de todos os personagens está bem feita, com exceção da voz do sádico Yuri.
REGULAR: Já a música de abertura (Shōryō Hirai" (精霊飛来) de Daisuke Ono e Tetsuya Kakihara) quase chegou lá, não sendo uma escolha adequada. Se fosse um chute a gol, eu diria que o chute bateu na trave e no goleiro, mas não entrou! Foi quase bem sucedida.
RUIM: Yuri que me dá nos nervos. A voz é distorcida. É irritante ouvir. Ele é uma mistura inadequada de Akabane (Get Backers) com o Shun (Cavaleiros). É um personagem que eu não sei para onde vai.
Enredo
É um seinen muito interessante. Ele mistura fatos que realmente aconteceram, isto é, fatos históricos, com a magia que um mangá deve ter. Algo que já aconteceu com Samurai X e Basilisk. Samurai X fez uma grande aula de história, nos contando elementos históricos do passado japonês e uma crítica social interessante. Espero algo semelhante para este animê.
O enredo ainda nos leva a uma situação que não vemos muito hoje em dia: a donzela em perigo e o cavaleiro (mesmo que relutante) a salvá-la. Também conseguimos notar neste animê a luta entre os clãs de ninjas de Iga e Kouga (coisa que vimos bastante, e foi muito bem explicado, em Basilisk). Isanami parece ser inspirada na deusa Izanami e, como possui o poder dos deuses através da pedra Kushimitama, pode servir de peça interessante para o desenrolar da trama. Aliás, Isanami é uma personagem meio deslocada. Ela gruda no Saizou mais que velcro em tecido. Espero que expliquem melhor essa sensação que ela sente ao estar perto do ninja.
[caption id="attachment_501" align="aligncenter" width="300" caption="Cena de Brave 10- Isanami"]
Por enquanto, Brave 10 é um seinen que vou continuar assistindo e ver aonde o enredo vai parar. Até agora, nota 7,5 para o animê.