Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

O perigo do comunismo!


O comunismo é um problema sério. Se você se identifica como um admirador da esquerda, peço que pesquise mais. Leia e assista ao que eu aqui indicar. Estou colocando poucos textos, pois a intenção é apenas despertar o interesse. Vamos aos pontos:


1-    O problema do cálculo econômico

Em uma economia socialista, o Estado controla todas as decisões do país, incluindo movimentações, liberdades, preços, isto é, o Estado é o “pai” que deve controlar tudo para melhor distribuir. Acontece que o controle de preços é uma interferência mortal no ciclo econômico. Preços e lucros informam aos produtores e consumidores dados valiosos sobre quem está produzindo, quem está distribuindo e quem está consumindo. Quando o Estado interfere nessa regulação natural destrói por completo o ciclo racional da economia. Ninguém mais entende nada, pois ninguém mais possui dados reais sobre o ciclo econômico e isso resulta em escassez de produtos e serviços.



Hans-Hermann Hoppe[1]: “E sem esse cálculo de preços, é impossível haver qualquer racionalidade econômica — o que significa que uma economia planejada é, paradoxalmente, impossível de ser planejada.  Sem preços, não há cálculo de lucros e prejuízos, e consequentemente não há como direcionar o uso de bens da capital para atender às mais urgentes demandas dos consumidores da maneira menos dispendiosa possível”. 

Isso gera escassez, desemprego e fome, evidenciando que o socialismo distribui pobreza. Veja Cuba, Coreia do Norte e Venezuela como exemplos dá péssima distribuição de renda, e de exemplos de desigualdades que levaram o povo à miséria.





A má distribuição de renda

A interferência do Estado  ocasiona a má distribuição de renda, inclusive em países socialistas que possuem um poder econômico maior. É gritante a diferença entre um discurso ideológico pela igualdade de classes e sua verdadeira implementação. Quando o Estado se agiganta, diminuem as liberdades do povo e, portanto, o povo sofre.

IPEA[2]: “Já a Rússia apresenta profundas raízes históricas de desigualdade, com Coeficientes de Gini (que medem a desigualdade) historicamente flutuantes, grande proporção da economia paralela, nível moderado de renda, desemprego oculto, elevada diferenciação dos salários entre os setores da economia. (...) A China tem uma história de desenvolvimento bem-sucedido, mas aumentaram as desigualdades interpessoais, existe desigualdade regional no acesso à saúde e educação, há uma estrutura econômica dupla, que abarca o setor industrial moderno e o setor agrícola tradicional.”



2-    A Implementação do Comunismo (Morte, Fome e Miséria)

A estrutura social de um país não se desenvolve naturalmente para o controle dos cidadãos por uma classe política opressora. É necessário provocar essa situação. A implementação do socialismo é sempre forçosa, mediante uma revolução, cuja intenção é sempre roubar o poder e manter cativo um povo. Um combate travado em diversas esferas, incluindo a educacional e cultural. 
 
Uma sugestão de leitura interessante foi  feita por Alexandre Borges[3] e peço que procurem por este livro: “Qualquer bípede que leia “Arquipélago Gulag”, a obra monumental e definitiva de Alexander Soljenítsin, sabe do que estou falando. Soljenítsin ficou onze anos preso num campo de concentração da URSS mas sobreviveu para contar ao mundo não apenas sua experiência pessoal mas também para oferecer uma reflexão única sobre o que levou ao regime, suas implicações reais na vida da população e como as idéias de Marx e Lênin não foram “deturpadas”, muito pelo contrário, o comunismo soviético foi a consequência natural e direta daquela ideologia.”






3-    Ausência de liberdades

Em países comunistas, as liberdades individuais nada valem. Por exemplo, recentemente Cuba está proibindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O mesmo vale para a Rússia. Eles usam minorias para conseguir penetrar politicamente, promovem as lutas de classes para alimentar o ódio que eles mesmos usam para dominar o povo e, então, descartam essas minorias ou as oprimem de forma pior.






Concluindo


O comunismo é um perigo para qualquer sociedade, pois carrega consigo, através de uma revolução muitas vezes sangrenta, morte, pobreza, miséria e opressão de liberdades.  




[1] Por que o socialismo irá fracassar, lido em 19/12/2018 em: <https://mises.org.br/Article.aspx?id=459>
[2] IPEA lido em 19/12/2018 em: <http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&id=21884>
[3] O Comunismo deve ser proibido por lei, lido em 19/12/2018, em: <https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/alexandre-borges/2017/07/27/o-comunismo-deve-ser-proibido-por-lei/>

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof