Pular para o conteúdo principal

A Vida!

  Viver é árduo;  Em dor, as estações;  Preciso é viver;  Anseio ver meu amor;  Ao amanhecer, estar com ela. Data do print: 03/04/2024

Cells at Work!


Cells at Work



Sinopse Cr: “Esta é uma história sobre você, um conto que se passa dentro do seu corpo. De acordo com um novo estudo, o corpo humano é composto de aproximadamente 37 trilhões de células. Essas células trabalham muito todos os dias no mundo que é o seu corpo, desde os Glóbulos Vermelhos que carregam oxigênio até os Glóbulos Brancos que combatem as bactérias. Saiba mais sobre esses heróis anônimos e o drama que se desenrola dentro de você! Baseado na popular série "Cells at Work!", vem aí uma nova série de TV!”


Sempre baseio minhas análises, em sua grande maioria, pelo roteiro, sua construção e finalização. O roteiro é o esqueleto da história, talvez sua alma, e o roteiro de Cells at Work representa uma linda alma.

A série é um entretenimento educacional de ótima qualidade, que me fez recordar de minhas aulas de citologia, histologia e embriologia (Medicina Veterinária). Cada episódio trata de um tema específico sobre o sistema orgânico de um jovem humano adulto. Ora trata de uma invasão de germes, ora trata das consequências de uma desidratação. Tudo com bom humor! Com exceção dos últimos capítulos, o desenvolvimento do roteiro inicia e finaliza um elemento educacional em seu próprio capítulo.

Roteiro- pontos positivos e negativos

E falando no roteiro, ele passou pela análise de muitos médicos, que ficaram surpresos com a representação artística. Apesar de alguns errinhos, os profissionais da saúde gostaram do resultado geral. Erros? Sim. Por exemplo, na questão que tratava da digestão, foi dito que a digestão começava no estômago. Não é verdade. A digestão começa na mastigação e salivação do alimento. 





Alguns erros foram intencionais como, por exemplo, o tamanho das células. Se houvesse fidedignidade na construção dos “personagens-células”, os macrófagos, por conta de seu tamanho, teriam que ser retratados como titãs de Attack On Titan (rs). Não seria bom para a ideia que o autor desejava passar, então, “encolheram” alguns personagens. Portanto, considero isso como um erro intencional para manter a integridade da obra.





Também existiram pontos polêmicos. Em um determinado capítulo, apesar da precisão incrível, o autor optou por considerar uma célula cancerígena como uma vítima de um erro de reprodução celular. Como disse, apesar de estar certo, a abordagem usada me deixou desconfortável (minha avó morreu de câncer) e acredito que outras pessoas também se sentiram assim. Foi um erro de abordagem do roteiro. E me lembrou a agenda esquerdista que diz que o bandido é vítima da sociedade. Cara, isso me deixou muito danado.

Apesar desses pontos, o roteiro é extremamente fiel ao que sabemos do sistema celular humano. E é muito engraçado ver como o autor definiu alguns elementos, como uma hemácia que parece com uma entregadora da Fedex sem senso nenhum de direção, uma plaqueta que parece uma pequena criança, ou células de defesa que parecem com soldados, pescadores, policiais, cientistas ou bibliotecários malucos. Afinal, o sistema celular trabalha com um sistema chamado “chave-fechadura” e que determina a especialização celular. Enfim, a criatividade rolou solta e o riso também.

E, apenas a título de curiosidade, os últimos capítulos tratam do choque hemorrágico, isto é, do colapso orgânico pela ausência de sangue no corpo. Ao assistir a estes episódios, pude criar uma imagem mental do trauma sofrido pelo capitão Jair Bolsonaro, pois ele passou por esse problema por conta da facada. Foi outro capítulo que assisti, e que me deixou meio tenso.  Dois capítulos extremamente fiéis ao que acontece com o corpo humano.

Conclusão

Se essa série passasse em meu tempo de faculdade, eu levaria alguns episódios para a sala de aula. Um roteiro extremamente divertido, muito bem montado, apesar dos problemas aqui apresentados, com fidedignidade ao conhecimento do sistema imunológico e bastante atual.  Nota 09!

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof