sexta-feira, 25 de maio de 2018

Educando com o Terror!


Gegege no Kitaro 07
http://www.crunchyroll.com/gegege-no-kitaro





As histórias de terror possuem um forte potencial educador que pode ser explorado. Em muitos casos, ensina-se ética e moral através de contos sobrenaturais, de terror ou fantasia. O site da prefeitura de Curitiba escreveu uma matéria sobre o tema. Na matéria “Professora usa contos de terror para debater a cultura da paz[1]achamos um ponto importante do aprendizado: “A estratégia da professora de Língua Portuguesa, Tatiane Lima Jimenes, foi usar a literatura de terror como chamariz para as discussões em sala de aula. Com narrativas envoltas em uma aura de mistério, criaturas assustadoras e o uso eficaz de um dos sentimentos mais antigos - o medo – a professora conquistou a atenção dos estudantes para falar sobre o assunto”.

Gegege no Kitaro é uma obra que facilmente pode ser levada para dentro de sala, para debate sobre cultura, folclore e moral. Em especial, o capítulo 7, intitulado Trem Fantasma, nos repassa uma importante lição que pode ser debatida com alunos. O tema: assédio moral. Um empresário rico, porém violento, agredia verbalmente e fisicamente os seus funcionários. Como cresceu contra ele o ódio dos que morreram, um carma se sobressaiu e a morte lhe veio buscar. Em resumo, neste capítulo, podemos traçar o problema do assédio moral, do carma que se estabelece com o pecado e ensinar, através da metáfora do trem fantasma, o quão errado pode vir a se tronar esta prática bem parecida com o bullying colegial.

Na ocasião, pode-se abrir discussão em sala sobre uma personagem coadjuvante que é impactada diretamente pela história central e pedir que escrevam como ela poderia se desculpar com quem ela magoou, para que este carma não viesse a recair sobre ela.





Esta é minha indicação para educadores.   

*****
*****

Gegege no Kitaro foi criado em 1690, e o trabalho original se encerrou após 09 volumes, em 1969. Foi escrito e desenhado por Shigeru Mizuki. Segundo a sinopse do Crunchyroll: 

"Simulcast on Sábados 11:30pm -03Após quase duas décadas de século XXI, as pessoas começaram a esquecer da existência dos yokai. Quando uma variedade de fenômenos inexplicáveis passam a afligir os adultos do mundo humano com confusão e caos, uma garota de 13 anos chamada Mana escreve uma carta pro Correio Yokai em busca de respostas, e acaba sendo visitada por GeGeGe no Kitaro..



[1] Prefeitura de Curitiba: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/professora-usa-contos-de-terror-para-debater-a-cultura-da-paz/43963>