Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

Melhor Fantasia: Record Of Grancrest War!


Outros Papos: Troféu Melhor Fantasia

Record of Grancrest War



Sinopse via Crunchyroll:

“Simulcast on Sextas-feiras 1:30pm -03
Uma terra assolada pelo caos - Atlatan. Temendo o desastre causado pelo caos, o povo vive sob a proteção dos Senhores - indivíduos munidos do poder dos Brasões, usados para suprimir o caos. Contudo, os Senhores desistiram de proteger seu povo e se viraram uns contra os outros em uma guerra fria, tentando furtar os Brasões uns dos outros para obter supremacia. Dentre eles está Siluca, um mago solitário que detesta os Senhores, e Theo, um cavaleiro errante que segue em jornada de treinamento para algum dia libertar sua terra natal de seu governo tirânico.”



Vamos arrumar algumas imperfeições desta sinopse. Em primeiro lugar, os nobres não desistiram de lutar pelo povo. Um grande mal assolará o mundo e somente a união dos dois brasões reais poderá dar uma possibilidade de defesa ao mundo. Então, eles lutam entre si pela união deste poder, para que eles possam proteger seu povo. Em segundo lugar, Siluca é uma maga e não é solitária. Ela também não detesta os nobres.

*****
Eu considero uma obra no gênero Fantasia boa quando ela te promove alguns elementos:
1-    Uma realidade cativante;
2-    Uma ameaça poderosa;
3-    Personagens fortes;
4-    Dinâmica bem elaborada;
5-    Sensação de suspense;





1-    A realidade da série é bem construída. Começamos com um casamento e uma tragédia, tornando os dois noivos inimigos. Um Romeu e Julieta bem elaborado. Depois, a guerra entre as duas facções que pode ser usada como pano de fundo para explicar a guerra fria (EUA x URSS) e a chegada de um personagem pobre que consegue se tornar um nobre, talvez uma inspiração à lenda do Rei Arthur. Uma maga que não deseja seguir seu destino e se liga a um cavaleiro para começar a trilhar seu caminho com os próprios pés. A realidade construída com tragédias, futuros e esperanças foi a primeira coisa que saltou aos meus olhos.

2-    A ameaça que vitimou familiares, fez com que noivos se tornassem inimigos. Agora, o pano de fundo apresenta duas camadas de ameaças. Uma ameaça que paira no ar, um grande demônio que pode acabar com tudo, e a guerra iniciada após o casamento ter sido frustrado. A segunda ameaça é fruto da primeira. Eu posso até afirmar que a primeira ameaça é tão grandiosa que bastou sua existência, mesmo que não se faça presente, para insurgir a segunda ameaça.

3-    Uma grande ameaça, sem personagens fortes, não seria de interesse, pois não teria o devido peso na balança. Como o anime trata de uma guerra, temos, até o presente momento, pois a série não terminou nesta temporada, duas guildas. De um lado, temos um jovem esperançoso que foi agraciado com um contrato com uma linda e grande maga. Ele demonstra a força da jovialidade e a determinação que faz com que os jovens sejam conhecidos pela persistência. Ele envolve a todos com seu carisma. A maga é a inteligência estratégica que, ora funciona, ora falha. Isto mostra que o personagem é humano. Do outro lado, temos uma rainha entristecida, voltada para uma vingança pessoal, que a fará fazer qualquer coisa. E um escorpião traidor. Outros personagens são muito bem construídos para dar a estes 4 suporte para suas histórias.

4-    A dinâmica entre os personagens é linda. Diálogos bem construídos, personagens com forte passado e forte presença. A história corre bem nas telas. A melhor dinâmica para um roteiro é o amor e este roteiro sabe como desenvolver casais apaixonados. Os noivos têm um episódio especial só sobre o desenvolvimento do amor entre eles. E o casal principal desenvolve seu amor em tela, aos pouquinhos, até culminar em um beijo, em uma tarde chuvosa, dentro de uma árvore. Coisa linda! Infelizmente, pelo orçamento limitado, algumas batalhas que deveriam ser grandiosas, pois deveriam mostrar a força de nações em conflito, ficam restritas a poucos soldados. Quase fica parecendo briga de gangues de rua. E quando o diretor resolve mostrar um batalhão inteiro, o CG não ajuda.

5-    A sensação de suspense parte do sentimento que se desenvolve quando você se interessa pelos personagens e se preocupa com o destino deles. Como os personagens são bem construídos, fiquei grudado na tela em muitos momentos. Torci por vários e me angustiei com tragédias, com casais se sacrificando e reinos caindo. Algumas cenas de morte são nobres e apaixonadas. Elas me fizeram segurar o choro. Outras cenas me fizeram saltar do sofá e querer quebrar os dentes de um personagem.


Mediante tudo o que foi exposto, eu considerei Record Of Grancrest War a melhor Fantasia da temporada.

SPOILER... SPOILER... SPOILER

Troféu Melhor Vilão

Para ganhar este troféu, o cabra tem que ter feito coisas horríveis. Eu vou computar aqui os feitos deste cafajeste:

- Golpe de Estado: Ele tomou o reino do pai à força!
- Assassinatos: Ele matou o próprio pai para reinar, além de muitas outras pessoas.
- Genocídio: Ele matou todos os integrantes da tribo de uma maga rival.
- Traição: Traiu sua facção e mudou de lado, após chantagear uma rainha e deitar-se com ela.

Sem contar o que ele forçou uma rainha a fazer contra sua vontade! Aquilo lá, sim, já bastava para ele ser o pior vilão desta temporada. 

Por todos os crimes cometidos, dou o troféu Melhor Vilão da Temporada a este babaca:







Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof