Pular para o conteúdo principal

A Vida!

  Viver é árduo;  Em dor, as estações;  Preciso é viver;  Anseio ver meu amor;  Ao amanhecer, estar com ela. Data do print: 03/04/2024

Drops: Fenótipo e Genótipo & Gamertag/ID

Drops: Fenótipo e Genótipo & Gamertag/ID


Fenótipo e Genótipo

Uma coisa me incomodou ao escrever sobre o roteiro social da série Stark Trek: Discovery, que foi uma possível má interpretação do que escrevi, por ter corrido com o tema. Decidi complementar, para que não tirem o texto do contexto do debate que foi exposto. Em uma curta duração, da vida de um mamífero placentário, o fenótipo não possui capacidade para alterar o genótipo. Então, dois pontos estão fora de contexto:

1-    Assim como prega a teoria da evolução, como exemplo do pescoço da girafa, o ambiente consegue moldar uma característica de uma espécie, após lento processo que pode durar gerações, séculos ou milênios. Não é o caso da discussão sobre a construção social do gênero humano.
2-    O fenótipo altera o genótipo para algumas espécies de répteis, que, ao colocarem ovos, dependendo do calor do ambiente, podem produzir mais machos que fêmeas. Na vida de um humano (mamífero placentário), o fenótipo não altera o genótipo, ou seja, a pessoa nasce sendo “macho” ou “fêmea”, pois isso é uma construção genética.





Gamertag/ID



Vejam vocês a que ponto chegou o jornalismo brasileiro. Nossas redações estão propiciando o surgimento de inúmeras notícias falsas, como a “cura gay”, por exemplo, e eles se sentem livres para escrever o que desejam. Isso também existe para o jornalismo “gamer”, no qual o jornalista emite uma opinião sobre algo, mesmo não jogando. Quando pedem a identificação do jornalista (sua ID/Gamertag) para verificar se ele de fato jogou, ele esperneia e se diz oprimido pela comunidade.

Vamos pensar da seguinte forma: quando um profissional ingressa em qualquer profissão, ele recebe um registro profissional alfanumérico (RP). Através deste registro, o cliente/consumidor pode ver a situação daquele trabalhador. Eu posso ver, por exemplo, se um médico está ativo, ou não, pelo seu registro profissional. Posso achar um advogado e perceber se ele está com a inscrição ativa/regular, ou suspensa/cancelada. É uma consulta pública. Ao dar um receituário, o médico assina e carimba com seu CRM. Então, eu pergunto: uma ID/Gamertag é mais importante que um RP? Com a visualização da ID do jornalista, todo o texto passa a ter uma credibilidade maior. Sem contar que um RP é mais importante ao jornalista que sua Gamertag/ID e ele é público. 

Por um princípio análogo ao da Transparência, um RP é visível a todos que desejarem consultar sobre um profissional, então, não vejo problema nenhum em um jornalista informar a sua ID/Gamertag por situação semelhante. Caso o jornalista tenha jogado na redação, que a redação forneça a identificação do mesmo. Isso demonstra transparência nos atos do jornalista, bem como sua sinceridade para com o público, então, sou favorável à campanha “Mostra sua ID/Gamertag”.

Patrick Raymundo de Moraes
RP: 03241JP – DF
Gamertag: Paray BR (Página do True Achievements)
Google Jogos: GraniteAcolyte15368 
PSN: Não tenho
Steam: Tenho, mas não uso. Não lembro qual é!


"O Princípio da Transparência

Atualmente se vive num mundo globalizado em que a tecnologia a cada dia caminha a passos cada vez mais largos, percebe-se que a informação circula com maior velocidade por estar difundida nos mais variados meios de comunicação que a massificam com muito mais intensidade, fazendo com que a informação passe "a ter uma relevância jurídica antes não reconhecida" [4].“O princípio da transparência consagra que o consumidor tem o direito de ser informado sobre todos os aspectos de serviço ou produto exposto ao consumo, traduzindo assim no princípio da informação.Havendo omissão de informação relevante ao consumidor em cláusula contratual, prevalece a interpretação do artigo 47 do CDC, que retrata que as cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira, mas favorável ao consumidor.”[5]Alessandra de A. B. S. Pisete, Sally Anne Bowmer Beça Coutinho (Clique)


PISETE, Alessandra de A. B. S.; COUTINHO, Sally Anne Bowmer Beça. Princípio da informação e da transparência nas relações de consumo em telefonia fixa. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, n. 61, fev 2009. Disponível em: <
http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=5963>. Acesso em out 2017.





Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof