Pular para o conteúdo principal

Renuncia, Temer!




Na noite de ontem, 17/05/2017, a imprensa noticiou o que deverá vir a ser o fim do governo Temer. Segundo matéria de O Globo (leia), Temer autorizou o pagamento do silêncio de Cunha. Ele foi pego em gravação negociando este crime com a JBS. O empresário da JBS ainda confirmou que Mantega era o responsável por ser o contato com os petistas para o pagamento de propina a políticos aliados. Nesse mesmo balaio, como mostra a imagem acima, Aécio Neves foi afastado e, segundo o que já se noticia, a irmã dele já está presa. A República que nunca existiu de verdade, agora, quebra-se de vez e se reduz em cacos.

Como já havia escrito aqui, “Pós-Impeachment? Chamem de Volta a Monarquia ou o que seja” (leia), Temer deveria sair também, pois só um ingênuo acreditaria que o Temer, até então vice-presidente da República, seria o único inocente naquele governo corrupto. Na ocasião, só faltavam provas que começaram a aparecer agora. Se as gravações forem aceitas pelo STF, não existirá mais defesa para o governo Temer, que, até ontem, ainda tentava negociar uma saída para o julgamento da chapa PT-PMDB. Hoje, não há mais como costurar nenhum tipo de salvação jurídica. E isso levanta alguns pontos que estão sendo discutidos.

Cláudio Lamachia, presidente nacional da OAB, manifestou-se dizendo, em nota (leia), que “são estarrecedores, repugnantes e gravíssimos os fatos noticiados por O Globo a respeito da obstrução da Justiça praticada pelo presidente da República e de recebimento de dinheiro por parte dos senadores Aécio Neves e Zezé Perrella. A serem verdadeiras as notícias, o presidente Temer perde as condições para continuar a frente da Presidência”.

Renúncia, Impeachment ou Afastamento?

Afastamento
 Como escreveu Janaína Paschoal no Twitter, a denúncia será recebida pela PGR e levada ao STF, que poderá afastar Temer. Desta forma, o afastamento é o caminho mais garantido. Não existe mais condições políticas para Temer se manter.

Renúncia
 Aliados próximos do presidente estão pedindo que o mesmo renuncie. A pressão popular, com manifestações marcadas, deverão sufocar o presidente e o isolar politicamente. Desta forma, a renúncia seria o caminho mais fácil e rápido para se recuperar a estabilidade e a credibilidade junto a investidores e a mídia internacional.

Impeachment
 É o caminho mais longo. Nem acredito nisso aqui. Não tem tempo para derrubar um presidente através disso. Entretanto, agora se tem provas para o impeachment e ele tornou-se legal e oficial.


Sucessão

 Quem assumirá a Presidência da República será a ministra Cármen Lúcia por ser a presidente do STF. Como Renan e Maia (Senado e Câmara) estão sob investigação, não poderiam assumir a cadeira, deixando à presidente do STF a função máxima da República.  Não assumiriam, pois é entendimento do STF que réus se afastem da linha sucessória da presidência, por isso, caberia à ministra Cármen Lúcia a função. Ela assumiria o caos e comandaria eleições indiretas, em até 90 dias, para o cargo "tampão".


As Reformas

As reformas ficarão paradas até que a República saia do coma, mas elas deverão ser retomadas com urgência, ou o Brasil não conseguirá sair do buraco em que se encontra. Apesar das reformas terem iniciado em um governo turbulento, elas são essenciais e legítimas para retomar o crescimento. Repito, que elas sejam retomadas assim que o Brasil sair de sua crise política.

Conclusão

Vendo o cenário político, jurídico e econômico, Temer poderá renunciar e este deverá ser o caminho mais rápido. Como Joseval discursou bem, deixo o vídeo abaixo sobre a renúncia de Temer.




Desabafo: Temer foi pego e, diferente de quem tem criminoso de estimação, eu prego sua condenação em um devido processo legal. Acho que essa é a diferença entre quem defende um mero partido e quem defende o Brasil. Afinal, quem defende um partido colocou no poder diretamente 2 investigados (Lula e Dilma) e, indiretamente, o terceiro por ser vice-presidente que assumiu por afastamento da presidente e, mesmo assim, defende-os. Quem protege o Brasil ataca qualquer ação de corrupção, seja de que partido for. Maior é o Brasil, nosso bem mais precioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diego Rox e o Jardim das Borboletas

Diego Rox e o Jardim das Borboletas
Como sabem, sou inscrito do canal do Nando Moura, ou seja, sou um dos “bots” do canal. Sobre este assunto, está até engraçado. Vou escrever sobre isto antes de entrar no assunto. Os adversários que temem a verdade nos ofendem com termos que não condizem com nosso real comportamento. Ficou engraçado, porque, se juntarmos todas as ofensas em uma frase, eu acabo virando um “robô, com recurso de bot, nazista e fascista, que não gosta de odores fortes”, por isso, está engraçado ver esta situação. Fui reduzido a um robô Windows 10, que não gosta de pum.
Ao assunto. Através do vídeo do Nando, sobre o uso de bots, eu acabei conhecendo o canal do Diego Rox. Veja um vídeo abaixo. Ele parece ter uma agenda parecida com a do Nando Moura, isto é, ele é cristão, pois acredita em Deus e em Cristo, prega ação contra a corrupção, homenageia os verdadeiros heróis anônimos, é caridoso e defende a liberdade. Uma agenda que também me aproxima dele, por isso, hoje, esto…

Cavaleira ou Amazona? Veja a resposta!

Amazona ou Cavaleira?
    Em meu tempo de colégio, nas décadas de 80 e 90, nos foi ensinado que o feminino de cavaleiro seria amazona. Em uma prova, um colega marcou o feminino de cavaleiro sendo cavaleira e foi repreendido. Desta forma, fixei amazona como o feminino correto para o termo em questão, ou seja, mulher que anda a cavalo. Ao assistir Walkure Romanze, eu me deparei com a palavra cavaleira e me questionei. Inclusive, alertei-os para a forma que eu julgava correta, mas sem retorno positivo. Deste modo, fui pesquisar para ver se a expressão estaria correta.


    Nestas pesquisas, encontrei um professor que prontamente me respondeu a esta questão. O caso estava solucionado com uma bela lição que, agora, repasso a vocês. Com a palavra o professor Ari Riboldi.
    No meu tempo de estudante, no ensino primário e no ginásio, também se aprendia assim: cavaleiro (masc.), amazona (fem); cavalheiro (masc.), dama (fem.). No entanto, os dicionários registram o termo 'cavaleira' …

Será o Veredito?!

Canal Será o Veredito?!
Foi a primeira recomendação do Youtube que gostei de ter recebido. Sobre o canal: “O Direito tá na mídia! O Direito tá na moda! Um juiz de direito se torna celebridade nacional. Tribunais transmitem suas sessões ao vivo pela televisão. Os meios de comunicação não se cansam de veicular notícias jurídicas. Mas, o mundo jurídico possui formalidades que dificultam a compreensão dos seus temas pelo cidadão que não tem formação no direito. Muito se fala; pouco se explica. Por isso surgiu o "Será o Veredito!?". Um canal que traz informações sobre o direito com uma linguagem simples, clara e objetiva.”



O primeiro vídeo que vi desse canal foi uma resposta ao Bugalho. Uma resposta baseada em livros, mostrando a fonte de seu conhecimento e minando, com ótimos argumentos, a posição de seu opositor. Todos os vídeos que assisti foram assim, com a fonte de leitura em mãos. Ele já se disse de centro-direita, o que o faz ser um aliado natural da liberdade e da proprie…