Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

A Convicção no Direito Penal

A Convicção no Direito Penal

Entrevista coletiva apresentada pelos procuradores do MPF, para apresentar e formalizar denúncia contra Lula, foi alvo de um ataque dos protetores do PT, pois  frases de Dallagnol e Bozzobon foram misturadas para criar um monstro que nasceu morto. Em uma tentativa de defesa de seu chefe, os petralhas, agora longe do poder, alegaram que fora dito que o MPF não tinha provas, mas convicção. É mais um exemplo das inúmeras falácias apresentadas pelo PT nos últimos anos.

A Folha de São Paulo, sempre tão ligada aos movimentos de esquerda, fez um belo resumo dessa bagunça criada pelos petralhas, na matéria  “Frase de procurador sobre provas e convicção não foi dita como divulgado” a saber, uma das frases corretas está na imagem abaixo, retirada da matéria acima mencionada. Este monstro nasceu morto, pois nem mesmo os simpatizantes da causa aceitaram esta falácia.



Entretanto, isso me deu a chance de criar um texto sobre a convicção no Direito Penal. No nosso Código Penal, o juiz possui diversas maneiras para concluir  sua sentença e interpretar as provas que lhe são apresentadas e eu vou apresentar duas. A primeira maneira é a do livre convencimento motivado que impõe que o juiz fundamente sua sentença, sendo-lhe livre a interpretação das provas desde que, na sentença, ele fundamente sua decisão. A segunda maneira de se chegar a uma sentença é a da íntima convicção, na qual o magistrado pode verificar as provas e decidir mediante sua subjetividade como julgador, ou seja, apesar de parecer violar a regra “não está nos autos, não está no mundo” essa forma é bem utilizada em tribunais do júri.  

Notem que as provas são decisivas, mas alguém aí sabe o que são provas? Victoria Panzan: “No processo penal, prova resume-se a todo meio (qualquer coisa, ainda que imaterial) que se destina a levar ao conhecimento do juiz e das partes a existência ou a inexistência de um fato material ou de um ato jurídico.” Por exemplo, uma delação é uma prova contra algo/alguém e que pode fundamentar uma acusação.



Desta forma, com um estudo rápido, já sabemos que o MPF não disse que não haviam provas. Existem provas e indícios. Também ficamos sabendo que existe convicção dentro do Direito Penal, apesar de alguns professores de direito tentarem dizer o contrário. Esta falácia é algo tão ignorante, quanto dizer que a direita brasileira colocou o Temer no poder. A direita brasileira é tão fraca que, até hoje, é minoria dentro do governo. A única coisa que mudou é que passaram de oposição para situação. Quem colocou o Temer como Presidente da República foi o povo, que apoiou o processo do impeachment baseado em um ato criminoso do PT. Então, da mesma maneira, o MPF nunca disse que não possuía provas, sendo sua frase alterada de maneira malvada para proteger um líder que não merece tal proteção. Aliás, olhem que vídeo legal abaixo.


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof