Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2014

Curso Para Escritores

O processo autodidata
Desanuviou-se a questão principal que necessitava responder. Graciliano Ramos obteve inspiração e influência em diversos setores de sua vida, não sendo um ser solitário, mas uma peça em um conjunto histórico e social brasileiro. Agora a questão é outra e estou apreensivo, pois, se eu responder, vou parecer querer ser dono da verdade. Faço-o com temores e ressalvas de ser mal compreendido. Estes temores me fazem parar aqui. Não continuarei após estas linhas.  

Essa questão foi levantada, pois, para ele, autores não necessitariam de uma sala de aula, citando exemplos de Graciliano Ramos e Monteiro Lobato. A questão envolve o processo de autodidatismo.

 Diz-se de ou pessoa que foi instruída por si mesma; que ou quem não teve a ajuda de um mentor. (Dicionário Online)

Eu não costumo acreditar em um processo autodidata puro, porque o conhecimento tem sempre que partir de um ponto, seja de um livro ou de um mentor, para se chegar ao sujeito que o está querendo aprender. D…

Graciliano Ramos e a angústia da escrita

Este site está moribundo e eu não planejava usá-lo novamente, mas o Deus Hermes tem seus desígnios e os poetas devem segui-los. Eu me deparei com um problema que Graciliano Ramos resolveria em 140 caracteres, com uma resposta perfeita, mas eu não poderia fazê-lo desta forma. Devo me afogar em rascunhos e textos para responder ao desafio que me foi imposto por uma pergunta. Explico no parágrafo seguinte.

No twitter, eu redirecionei para uma matéria do Estadão sobre cursos para escritores que estão proliferando nos EUA e iniciei um bom debate com um amigo. No final das contas, quando usei como exemplo Graciliano Ramos, e um dos seus ensinamentos literários, este meu amigo lançou-me o desafio: “E Graciliano Ramos não se ‘fez’ sozinho?”

Deus meu, esta questão tornou-se de difícil resposta para meros 140 caracteres! Quisera eu ter a destreza dos cortes que Graciliano Ramos possuía, e fazer a minha resposta caber dentro daquele espaço. Não sou Graciliano Ramos, infelizmente, pois se o fosse, …

Readaptação alimentar é a pá de terra que faltava para fechar o caixão deste moribundo site.

Tenho que explicar minha situação. Há uns 8 anos atrás, não me recordo do ano exatamente, fui internado no hospital Prontonorte com um problema intestinal grave. Após exames e estabilização de meu quadro, eu tive alta e retornei para casa com o diagnóstico de “síndrome do intestino irritável”. Passei estes anos me acostumando a esta realidade.
Em 2013, ou seja, ano passado, o problema piorou muito. Piorou à ponto de ser atacado pela sensibilidade do intestino em plena rua. Decidi realizar novos exames que complementaram o diagnóstico de 8 anos atrás. Um exame detalhado para tentar revelar o que estava de errado. Dois exames revelaram o problema.
IgG para 221 alimentos é um ensaio baseado na tecnologia E.L.I.S.A. para detecção de anticorpos IgG em teste de diagnóstico de intolerância alimentar. Com ele, pode-se encontrar e contar o número de anticorpos por lâmina sanguínea e seu antígeno (alimento). Índices altos de anticorpos IgG, acima de 30 (o número vou deixar entre parênteses) indi…