Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

A Música e o Sentimento



A música é uma eterna companheira da imagem, da animação e da comunicação. Sem ela, o que vemos na tela (seja do computador, do cinema ou da televisão) ficaria menos envolvente. Fátima Weber Rosas e Dra. Patrícia Behar no estudo A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM: “Explorada nas trilhas sonoras para filmes. Burt ao falar sobre a música feita para filmes, afirma que ela auxilia na caracterização de personagens, tanto individualmente como coletivamente, e das idéias que tenham implicações simbólicas. Há momentos em que a música é mantida em reserva, para atingir o seu ápice em uma cena, fazendo com que a emoção prevaleça e seja como que alargada pela música. O autor também menciona que a música pode servir para mudar uma emoção”.


 É fator importante, em uma trilha sonora, a comunicação emotiva e afetiva da narrativa, auxiliando-a na tarefa de envolver o espectador na trama. Segundo o estudo acima (erros não arrumados- sic): “Quando o sujeito está “mergulhado” em uma música, ele significa o mundo que está a sua volta, por meio de consciências afetivas. Nesta perspectiva, dizemos que a música é uma linguagem reflexivo afetiva, já que envolve um tipo de reflexão que se faz possível por meio da afetividade, e uma afetividade que se faz possível por meio de determinado tipo de reflexão. (MAHEIRIE, 2003, p.148).” Desta forma, podemos ouvir músicas e sentir emoções relacionadas com momentos das séries. Experimente isso ouvindo esse vídeo. Se conhece a série clássica de Sailor Moon, vai sentir muita coisa apenas ouvindo.





Em meu caso particular, a música afetiva transporta-me para perto daqueles personagens que prezo, resgatando na minha memória a emoção que sentira ao presenciar aquela cena/música pela primeira vez. É assim que nos emociona a música, utilizando processos cognitivos que remetem à memórias específicas.


Desta forma, assim analisei a música This Game (No Game, No Life) para o Outros Papos: “Depois, fui conhecer a letra da música de abertura, deste seriado que tanto me maravilhou pela mensagem otimista. A música chama-se “This Game”. Eis que me deparo com um trecho da música que diz  “There is no foe stronger than the darkness that lurks within our hearts” e “As long as we're determined, we will not be defeated”. Não existe inimigo mais forte que a escuridão que reside em nossos corações, mas enquanto estivermos determinados, não seremos vencidos (minha tradução).  É novamente a mensagem da vontade indomável!  A letra segue no ritmo maravilhoso, convidando-nos para o evento principal que é viver de maneira altruísta. E termina nos afirmando que “As long as we're together, we can face any obstacles” e “And with faith in ourselves, anything can be achieved”. Sim, enquanto estivermos juntos, enfrentaremos qualquer obstáculo. E, com fé em nós mesmos, qualquer coisa pode ser conquistada!
O piano dá o início desta música, com um toque suave, mas que vai crescendo em força. Um ato heroico acrescido de coragem inabalável. Cada nota que sai do piano emociona, pois, tal qual um profeta, vai indicando que algo grandioso está por vir. É algo que me emociona. Eu choro ao ouvir esta música. Por isso, resolvi comprar o CD “This Game”. Ele merece ser ouvido e divulgado!  O meu CD deve estar chegando em breve!  Então quero terminar deixando esta mensagem: você vale! Você possui uma força inimaginável, por isso, acredite nela! É um potencial que pode ser revelado!” Veja a versão em piano dela aqui embaixo:




E como funciona a estrutura musical? Guilherme Maia em ALGUNS ASPECTOS DA MÚSICA NO CINEMA MODERNO BRASILEIRO resume bem em um quadro que indico abaixo. Em uma série, a música possui grande importância, pois ela ajuda a representar momentos e a fazer a correta transposição de cenas. Clique no link acima caso não consiga enxergar o quadro abaixo.

Fonte: Cine Cachoeira- Gulherme Maia



Se bem criada, teremos uma trilha sonora imortal. “A música pode ser política: a harmonia pode penetrar as paredes onde as atitudes não podem, e uma melodia pode chamar a sua atenção mais rapidamente do que um grito. A música pode nos enviar em uma direção diferente e inesperada. Pharrell Williams, sobre "Happy"’. Abaixo, uma versão moderna de um ícone da cultura pop que fez muito sucesso no Brasil. A presença desta música em versões atualizadas é um exemplo de que a afetividade está relacionada à música e dela se utiliza para eternizar produtos como séries e filmes.





Planejo mais uma atualização para este ano, então, ainda nos veremos em 2014!

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof