domingo, 31 de agosto de 2014

Fairy Tail e o valor de um minuto



Recentemente, comecei a acompanhar esta série. Eu não a conhecia e nem lia o mangá aqui publicado pela JBC. Lentamente, comecei a gostar da estrutura do enredo e a curtir o lado cômico. Para mim, possui as melhores piadas que já vi em séries do gênero. Entretanto, não é sobre isso que gostaria de escrever. Quando um capítulo se sobressai, imediatamente presto homenagens ao valor do enredo. Foi assim com Idolm@ster (CHIHAYA E O ROUXINOL), com Fate Zero (Fate Zero: Ethos, Mores e Lei!), com The World Is Still Beautiful (O ciúme em "Soredemo Sekai wa Utsukushii" – Capítulo 7) e tantas outras séries. Desta vez, rendo homenagens ao enredo de Fairy Tail 22 (assista no Crucnhyroll). Se ainda não viu, pare aqui, pois tem spoilers!



O Valor do Minuto



Sinopse do capítulo: “Several of the Fairy Tail wizards are dead, dying, or surrounded on all sides. To save everyone and repent her multitude of sins, Ultear casts a spell that will hopefully turn time back to before the Eclipse portal was opened, even though the cost is her own life”.


A definição de um bom suspense começa com um obstáculo que o herói precisa vencer, mas, apesar de todos os seus esforços, não o vence. Esgotado, o herói não vê recursos para vencer o embate. Ele falha, ou está prestes a falhar. Não existe uma solução visível para o herói e esse sentimento de impotência é passado para o espectador, que acompanha o momento. Até então, acreditava que o autor possuía dois caminhos: 1º- Sacrificar o herói derrotado, matando-o; 2º- Um milagre! O clima deste capítulo não poderia ser mais adequado a isso. Todos os heróis caídos, muitos mortos, e uma batalha perdida.


O 1º caminho parece negado, pois não existe nenhum herói em condições de combate. Grey, Lucy, e todos os magos da Fairy Tail estão mortos ou prestes a morrer. Só resta ao autor o segundo caminho, certo? Errado! Existe um terceiro caminho, uma redenção. Segundo o dicionário informal, “A expressão redenção, origina-se do ato de soltura de um escravo, que ocorria no primeiro século, mediante o pagamento de um preço. A palavra foi emprestada pelos cristãos da igreja primitiva para designar a libertação da escravidão do pecado por meio da obra redentora de Jesus Cristo”.


Redenção, nesse sentido, é o pagamento de um tributo para gerar a liberdade de um escravo. Ultear é uma escrava de um passado de crimes, pois foi uma das vilãs da série (wiki). Wiki: “Ultear é uma maga e a filha de Ur. Ela já foi um membro da Grimoire Heart, da qual era a líder do time mais poderoso, os Sete Parentes do Purgatório. Após deixar a Guilda das Trevas, tornou-se uma Maga Independente ao juntar-se à Crime Sorcière, onde permaneceu até os eventos que se deram no final dos Grandes Jogos de Magia de X791”.


Já buscando redimir-se de seus erros passados, Ultear decide usar sua magia de regresso temporal. Este feitiço faz o tempo regredir, com o preço de extinguir o tempo de vida do mago que a invocar. Neste instante de dor e arrependimento, Ultear evoca essa magia com a intenção de que seu sacrifício máximo possa evitar toda essa tragédia. Aqui, os três caminhos se fundem em um só: a redenção da vilã, que se sacrifica, esperando por um milagre.


Cena do sacrifício no mangá



E esse milagre ocorreu? Ao olhar para o relógio, Ultear se desespera. Ela consegue regressar o tempo em apenas um minuto. Ela tomba achando que seu sacrifício em nada contribuiu para a vitória. Ela cai em prantos, achando que seu sacrifício foi inútil. Mal sabe ela o valor que um minuto possui. Se em um minuto soma-se o sonho com a realidade, então, não há como mensurar o valor de um minuto. 


Gabriel, o Pensador já cantava a força de um minuto: “mas tem hora que um minuto pode ser tempo demais, um minuto de tormento pode ser muito mais lento do que um minuto de paz” e já o livro Cada Minuto na Terra comenta que “no minuto em que você começar a ler este texto milhares de coisas estarão acontecendo: a Terra será atingida por 6 mil relâmpagos, quase 1.000 quilos de pipoca serão consumidos, 21 mil pizzas serão assadas, 954 celulares com câmeras serão vendidos ao redor do mundo, a Estação Espacial Internacional viajará quase 500 quilômetros ao redor da Terra e 12,5 bilhões de litros de água do rio Amazonas chegarão ao oceano! (...) E você? O que consegue fazer em 1 minuto”?


Respondendo ao autor do livro, em um minuto Ultear salvou todos os integrantes da Fairy Tail. Em um minuto, a ordem cronológica da história se restabeleceu e a chance de vitória surgiu. Em um minuto, uma redenção ocorreu, uma heroína apareceu e um milagre nasceu. Brilhante decisão do autor.


Desta forma, temos aqui diversas lições de enredo que o autor Hiro Mashima nos deu: um terceiro caminho para a trajetória do suspense, no qual o vilão redime-se, sacrifica-se e ocorre o milagre, além do valor precioso de um único minuto. Esse capítulo, portanto, merece todo o meu respeito!