terça-feira, 20 de maio de 2014

School Idol Festival

Love Live é uma série japonesa que tem vendido bem, desde CDs com as músicas, até Blu-Rays e jogos. Suas músicas estão sempre no ranking de mais vendidas pelo Oricon (ANN). Sempre achei que franquias de séries tão bem produzidas assim poderiam ter jogos lançados no ocidente. Semana passada, Love Live lançou “School Idol Festival” em inglês para nós e eu baixei o meu para avaliar. 



Como já disse no twitter (@patrickrdemo), eu estava com receio de jogar por dois motivos: 1- Não sabia se seria divertido; 2- Não sabia se conseguiria jogar, pois não sabia qual era o nível de habilidade exigido. Claro, apenas jogando para se conhecer o jogo, então, eu o fiz.  É divertido, exige diferentes habilidades e níveis, e é bem feito. O download pesa um pouco, se for levado em consideração que eu o baixei para o celular, por isso, uma conexão veloz se faz necessária. E a primeira inicialização demora, entretanto, o jogo, após isso, torna-se rápido e o aplicativo como já escrevi é bem feito.


O objetivo do jogo é ajudar as garotas em seu treino, conseguir novos membros para o clube e desenvolver as habilidades delas, para que elas se apresentem no festival em questão. Ao abrir o jogo pela primeira vez, somos levados a um tutorial simpático com as garotas nos orientando sobre estes assuntos.





Após isso, começa o jogo. Para desbloquear cenas do cotidiano, e da série de televisão, temos que conseguir, no mínimo, desempenho de nível “C” nas músicas. Ao conseguir um "C" em uma música no "Easy", ela fica desbloqueada no "Normal". Ao conseguir desbloquear no "Normal" (conseguindo uma nota "C" no mínimo) ela desbloqueia a versão "Hard". Para jogar estas músicas, como mostra o vídeo ao final, temos que clicar em símbolos. É um jogo de memória e coordenação. A medida que a música vai tocando, os símbolos são exigidos e você ganha pontuação de acordo com seus acertos e com a habilidade das idols que você desenvolve e melhora com treinos. Se você for muito bem, além de desbloquear cenas da história, você pode acabar recebendo novas ídolos para o clube.


Você pode treinar suas garotas em grupos, ou realizar treinos especiais, para que elas aumentem seus níveis e suas pontuações. Isso ajuda a melhorar o desempenho em cada música. As idols possuem características que melhor desempenham certas músicas (Smile, Cool e Pure) e a escalação do time é fundamental para melhorar a pontuação final. Pode-se treinar as garotas e transformá-las em idols. Além das características acima, temos que prestar atenção ao nível de "Bonds". Quando transformamos uma garota em ídolo (Idol) e o nível de Laços (Bond), ou seja, a ligação dela com o grupo aumenta ao nível máximo, conseguimos também desbloquear a história dela, além da história principal. 

Uma carta rara que mostra a evolução da Eli-chan!



Como é um jogo social, você possui um ranking com a pontuação dos usuários e pode aceitar convites de amigos. Até o terceiro dia, eu tinha conseguido evoluir da posição 9000 para a posição 5000. Abaixo, o vídeo de um mestre neste jogo. Uma habilidade que ainda não tenho! Consigo, no máximo, 56 combos no normal, mas comecei jogando três dias atrás.






Atualização do 4º dia de jogo! Já consegui 114 combos no modo "Normal" em algumas músicas, outras duas cheguei a "Clear" e subi para posição 109.  \o/

Atualização do 5º e 6º dias: Consegui Full Combo (sem erros) em algumas músicas no nível normal e finalizei 4 músicas, de um total de 8, no nível Hard, mas com a pontuação mínima exigida. Passei raspando. Além disso, desbloqueei até o 4º capítulo da história normal e a introdução de uma garota que consegui "idolizar" (desculpem, sei que essa palavra não existe, mas é a melhor definição que encontrei para a palavra em inglês- tornar alguém um ídolo). Mesmo com tudo isso, acabei caindo no ranking para a posição próxima a 2500. O pessoal se dedica mesmo a esse jogo! :)

Conheça o jogo e jogue. Recomendo, pois é divertido!


Assista a série pelo Crunchyroll (clique aqui)

Veja um clipe da música Wonderful Rush (5º Álbum da série)