Pular para o conteúdo principal

A Vida!

  Viver é árduo;  Em dor, as estações;  Preciso é viver;  Anseio ver meu amor;  Ao amanhecer, estar com ela. Data do print: 03/04/2024

Bienal do Rio de Janeiro- O evento e minha participação!


    

    Está acontecendo, no Rio de Janeiro, uma das mais importantes festas literárias brasileiras. Ao lado da Bienal de São Paulo, a Bienal do Rio de Janeiro reúne expositores, leitores e autores de grande prestígio mundial. Neste ano, esta festa completa 30 anos de existência. Começou de forma tímida, mas prestigiada, em 1983, nos salões do hotel Copacabana Palace. Hoje, vigorosa, está sediada no Riocentro e seus 55 mil metros quadrados.

    Como todo bom evento, a Bienal se renova constantemente e inova em certos aspectos. A inovação deste ano atende pelo nome de Acampamento na Bienal que, segundo informações do site: “a área é dedicada especialmente aos jovens leitores. Interatividade não vai faltar aqui. O grande tema deste espaço será a literatura de convergência, como as diversas mídias estão proporcionando novas experiências nesta arte. Os participantes terão contato com as mais novas formas de literatura e poderão participar de atividades como a Máquina de Ler. O bate-papo ficará por conta de nomes como André Vianco, Paula Pimenta, Felipe Neto, Porta dos Fundos, André Fan, Eduardo Spohr e Raphael Draccon. Além do espaço criado especialmente para esta atividade, o #acampamento na Bienal conta ainda com um blog, um fanzine que será distribuído no Riocentro e um concurso cultural. Curadoria: João Alegria.”

    Os jovens parecem ser o público alvo principal desta Bienal, pois há outro espaço para que a conversa possa convergir para assuntos relacionados à juventude. Este espaço chama-se Encontro com Autores e Conexão Jovem. Pelas palavras da Bienal, “lugar perfeito para encontrar aquele escritor superbadalado que você adora. Autores dos livros mais vendidos passarão por aqui para conversar e debater suas obras. Com grande capacidade de público, este ano o evento terá atrações como Nicholas Sparks, um dos mais queridos e lidos da atualidade, autor de livros como "Diário de uma Paixão" e "Noites de Tormenta"; Thalita Rebouças e Maurício de Sousa estarão juntos no lançamento do livro "Ela Disse, Ele Disse: o namoro"; James C. Hunter, autor de "O Monge e o Executivo" e Sylvia Day, autora de "Toda Sua". Sempre uma atração diferente. Escolha a sua e participe desse encontro inesquecível!

    A Bienal ainda preparou lugar para quem gostaria de dar uma espiadinha no que está acontecendo por lá, mas ainda está em casa. De sua casa, ou de qualquer lugar que tenha uma boa conexão, você pode dar uma conferida no que está acontecendo pelo Bienal Ao Vivo (cliqueaqui e veja a programação). Clique nas imagens para ampliar!




    Então, como não poderia ficar de fora, estou participando deste evento com o livro “Mangá Tropical- Um Estudo de Caso” que está à venda pelo estande da Perse, no Pavilhão Verde, da Bienal. O Mangá Tropical- Um Estudo de Caso é uma análise para verificar se podemos identificar a narrativa e estruturas estéticas japonesas em mangás brasileiros. Com o estudo de um caso particular, a antologia Mangá Tropical, da Via Lettera, eu verifico o que chamei de arcabouço temático japonês e verifico se, no Brasil, conseguimos realizar esta fagia dos elementos japoneses e criar o nosso próprio arcabouço. Confira o resultado na Bienal. Veja abaixo o endereço e o banner de participação de meu livro.  




______________________________________________________
Informações gerais
XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

29 de Agosto a 08 de Setembro de 2013

--- 
Horário

Dia 29 de Agosto: 13h às 22h
Dias de semana: 9h às 22h
Fins de semana: 10h às 22h

---
Local do Evento

Riocentro
Av. Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca
22780-160 – Rio de Janeiro – RJ

---
Valor do Ingresso

Inteira
R$ 14,00
Meia-Entrada*
R$ 7,00


Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof