sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quadrinho: Teimoso ou Implicante?

Saí, hoje, para comemorar uma alegria que recebi. Queria comemorar, mas não sabia onde comer. Fiz um pequeno exercício mental e imaginei estes dois indo comer. O Kazuki seria o meu "eu" profissional. Ele é teimoso e dedicado. Já a Megumi está aí para o elemento cômico! :) Espero que gostem do resultado!

 

[caption id="attachment_480" align="aligncenter" width="450" caption="by Patrick Raymundo de Moraes"][/caption]

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Poema: Cristo Redentor

O Cristo Redentor

 

[caption id="attachment_477" align="aligncenter" width="284" caption="Imagem do Rio de Janeiro"]Cristo Redentor[/caption]

 

Cristo de braços abertos,

Abertos para todos receber,

Receber com amor certo,

Certo de todos os encantos, deste Sol a nos aquecer.

 

Cristo Redentor que simboliza,

Simboliza a fé de um povo guerreiro,

Guerreiro que luta, trabalha e com amor batiza,

Batiza a todos com alegria, pois guerreiro rima com brasileiro.

 

A este Cristo, ali representado, peço que a todos conforte!

 

 

COTIDIANO

 

Faço deste poema uma homenagem e uma oração a todos.  A todos que não acreditam nesta fé, peço que respeitem esse momento. Obrigado!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oscar- as animações 2-D perderam a vez?

OSCAR 2012 (Texto surpresa informado no quadrinho)


Pôster de Tenchi Muyo Manatsu no eve


 


    É fato que hoje já não se faz mais o 2-D puro, pois quase todas as animações, que ainda usam esta técnica, mesclam um pouco de 3-D CGI em sua produção. Também temos que ver que foram desenvolvidos softwares que auxiliam na construção (criação) dos elementos em 2-D, facilitando o trabalho dos artistas.  Resumindo, brevemente, a história da animação recente nos EUA (duas últimas décadas), quando a Pixar criou Toy Story, tanto a crítica, quanto o público norte-americano, autoproclamaram o fim das animações que usam primordialmente a técnica 2-D. Notamos que os grandes favoritos ao Oscar seguem essa linha de raciocínio, pois basta ver a lista de vencedores ao Oscar, de 2002 até 2011, para constatar a massiva presença de animações 3-D CGI entre os vencedores.


 


Lista de vencedores (2002 – 2011) em ordem:


Shrek (3-D), Sen to Chihiro no Kamikakushi (2-D com pouco 3-D CGI), Finding Nemo (3-D),  The Incredibles (3-D), Wallace e Gromit (Stop Motion), Happy Feet (3-D), Ratatouille (3-D),  Wall-E (3-D), UP (3-D) e, finalmente, Toy Story 3 (3-D).


 


A lista dos indicados ao Oscar 2012 de Melhor Animação é esta:


 


Gato de Botas


Kung Fu Panda 2


Rango


Um Gato em Paris


Chico & Rita


 


    Sendo que, segundo especialistas, Rango é o favorito à premiação deste ano. Então, ao assistir Summer Wars, eu me perguntei, será que 2-D já não é mais considerada técnica de arte digna de levar o caneco de melhor animação? Animações essencialmente 2-D, mesmo que mesclem 3-D CGI, estão ficando para trás na lista de vencedores. Será algum problema com o enredo? Vou tentar, mesmo não sendo especialista, achar uma resposta, mesmo que esta resposta só seja aceita por mim mesmo.


 


    Iniciei, então, buscando as regras para admissão ao Oscar de melhor longa animado que estão, em inglês, nesta página- Oscar Rules. As regras são simples. Para ser admitido, o filme tem que ser realizado em frame-by-frame, ter 75%, no mínimo, de sua extensão em tela, em animação e, além disso, tem que ficar uma semana em cartaz. Depois disso, serão convidados representantes que verão os indicados e lhes darão a nota devida. Claro, a melhor nota leva a estatueta.


 


    Para sentido de exemplificação, vamos pegar Summer Wars como exemplo. Lançado nos EUA, em 24 de dezembro de 2010, ficou 49 dias em cartaz, ou seja, 7 semanas, é 100% animação que mescla 2-D com 3-D CGI e sua indicação foi aceita ao Oscar daquele ano. Entretanto, na lista final aos indicados, Summer Wars não conseguiu nota suficiente para estar entre os finalistas. Então, o “problema” aqui está no artigo VI das regras- o voto. Segundo as regras, para ser finalista, o longa animado deve ter, no mínimo, nota 7,5, ou seja, ser “fair” (justa) sua indicação. Summer Wars não ficou na lista final, então, não deve ter alcançado esta média.


 


    Logo, o problema aqui tornou-se subjetivo. Os integrantes do comitê, que darão notas aos indicados, tornando-os finalistas e, posteriormente, escolherão o vencedor do Oscar, não estão achando graça nas animações 2-D com 3-D CGI para esta premiação. Conseguimos confirmar a questão do primeiro parágrafo: a crítica autoproclamou o fim de animações 2-D. Naquele ano, o vencedor ao Oscar foi o terceiro filme da franquia Toy Story. Podemos perceber que o negócio está realmente sério, ao ver que os estúdios Disney estão adotando o sistema. Os executivos dizem que o interesse agora é pelo 3-D CGI. Levando isso adiante, a Disney, em 2010, lançou Tangled pelo sistema “Digital Intermediate (2K) (master format) e Disney Digital 3-D (source format)”.  E Cars 2 pelo processo “Digital Intermediate (2K) (master format) e Digital (source format)”. Claro que Winnie The Pooh (2011) foi lançado pelo sistema convencional de animação mas, assim como Summer Wars, sequer foi lembrado para o Oscar.


 


     Agora, devo acrescentar que adoro 3-D CGI, não tenho nada contra os vencedores ao Oscar de melhor animação, adorei Tangled e tenho Final Fantasy aqui em casa em blu-ray. A questão que levanto é porque tantas animações 2-D, que envolvem o sistema 3-D CGI, com tanta qualidade técnica, enredos atuais e envolventes, estão apenas fazendo número na lista de indicados, pois os verdadeiros vencedores sempre são produções ao estilo 3-D?  Afinal, nas últimas 11 premiações, o 3-D ganhou 8 e está sendo forte indicado ao Oscar deste ano também.


 


    Como disse no post sobre a crise dos mangás e animês, temos que apontar o problema, mas também direcionar para uma solução. Para mim, a captação de movimentos, cenários e a criação destes estilos (2-D e 3-D) divergem um pouco. Um pequeno exemplo de diferenciação entre as técnicas: em algumas animações, em 3-D, usa-se, inclusive, atores para captar o movimento dos personagens, enquanto que na maioria das técnicas em 2-D esta sensação/ilusão de movimento se dá pela criação de frames através dos inbetweeners. Muitas vezes é feito à mão, frame-by-frame. Então, deixo aqui um apelo e uma sugestão aos membros do comitê do Oscar- criem duas premiações em separado- Melhor Longa Animado em 3-D e Melhor Longa Animado em Outras Técnicas ( Stop Motion, 2-D e etc...).   Sei que o Oscar não considera a técnica em Stop Motion como elegível ao Oscar de Melhor Longa Animado, mas definindo uma nova categoria, pode-se criar este espaço.


 


    E, como as premiações são subjetivas, mesmo não tendo sido um finalista ao Oscar 2011, Summer Wars conseguiu notório reconhecimento ao redor do mundo, sendo exibido em diversos festivais e recebendo inúmeras premiações. E, para mim, a animação essencialmente 2-D será sempre eterna e bela!







 


 


 


       


  


 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Crunchyroll e Netflix: Novidades!

Recebi, ontem, comunicado da Japorama à respeito de uma pesquisa para a implementação do sistema de streaming tv, e simulcast, do Crunchyroll no Brasil. Aqui vai um trecho do release que explica melhor a intenção da pesquisa:

"A Japorama, agência de comunicação pertencente ao JBGroup, do qual faz parte também a Editora JBC, começa nesta segunda-feira, dia 23 de janeiro, uma pesquisa online para levantar o perfil dos consumidores de anime no Brasil. (...) A pesquisa faz parte do processo de implantação do serviço, e se estenderá até o dia 18 de março."

Para quem quiser colaborar, de maneira séria, com a pesquisa, basta clicar neste link aqui: Pesquisa Japorama-Crunchyroll. Toda resposta pode auxiliar na construção desse sistema de streaming para o nosso país.  Duas perguntas deste formulário me pareceram totalmente irrelevantes para a criação deste sistema: nome de seu banco e a bandeira de seu cartão. Para ambas as perguntas, respondi desta forma- "outros: Segredo".  Achei melhor para manter a privacidade e a segurança. E, para quem quiser saber mais dessa parceria, clique aqui: Release.

[caption id="attachment_465" align="aligncenter" width="450" caption="copyright by Crunchyroll"][/caption]

 Crunchyroll é uma comunidade de vídeo on-line que possui escritórios em São Francisco (EUA) e Tóquio (Japão). Fundada em 2006, obteve parcerias com  TV TOKYO, Shueisha, Fuji Creative Corporation, Pony Canyon, Yomiuri Telecasting Corporation, Toei Animation, Gonzo e Munhwa Broadcasting of America conseguindo, segundo release da parceira Tv Tokyo, cerca de 70 mil assinantes em 2010. Com grande expansão por outros territórios, o Crunchyroll declara ser líder mundial em transmissão, via streaming, de animês e doramas. Recebe mais de um milhão de visitas ao mês. Exibindo séries em qualidades de 1080p, 720p, 480 e SD (todas legendadas) o Crunchyroll possui uma vasta biblioteca de animês, sendo a forma oficial de transmissão de animês via streaming.

******************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

NETFLIX- novidades

Havia a promessa do Animax (extinto canal de televisão à cabo destinado a animações japonesas) voltar em forma de comunidade on-line, exatamente como o Crunchyroll o é, mas o tempo vai passando e essa parece ser mais uma promessa que será quebrada. Um sinal de que realmente o grupo Sony não pretende investir mais nisso é que os títulos, que antes pertenciam ao Animax, estão sendo distribuídos por outras empresas de streaming tv.  O Netflix acaba de colocar em sua grade de transmissão as séries Viper's Creed e Ultraviolet Code 044. E, ambas as atrações, assim como Death Note, pertenciam à grade do Animax. Está parecendo mais difícil agora acreditar em um retorno do Animax, mesmo em formato de comunidade on-line. Como disse ante, já vai tarde.

Aliás, o Netflix acaba de separar seu catálogo e definir um espaço para os animês. Vejam nesta página os títulos em animê pertencentes ao Netflix: clique aqui.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Quadrinho Informativo para a próxima semana!

Começando hoje, vou usar os quadrinhos feitos pelo Comipo para informar as atualizações que serão realizadas no blog durante a semana. Espero poder manter a pauta!  Os dias das atualizações estão indefinidos. Quem conhece Sket Dance, principalmente o 25, vai entender o susto da Minami e a piada final. :)

 

[caption id="attachment_462" align="aligncenter" width="450" caption="Por Patrick Raymundo de Moraes"][/caption]