Pular para o conteúdo principal

Heróis que dançam!

Heróis dignos;   Lutam por seus ideais;   Dançam em festa;   Cerejeiras florescem;   Vencem pela nobreza. Uma curiosidade dos filmes indianos é que eles reproduzem sempre festividades, então, possuem cantos e danças. Aqui uma dança do filme RRR! 

A história de Buda em mangá


A História de Buda em Mangá




 Sobre o mangá


    E a editora Satry lançou, no Brasil, a obra que conta a história do Buda Sakyamuni em mangá. Segundo release, “publicar um livro que conta a história do fundador de uma religião em forma de mangá busca atrair o público jovem, mais antenado com a linguagem dos quadrinhos japoneses”.


    Sobre a história, “o mangá, com desenhos em preto e branco, mostra a jornada do príncipe Sidarta Gautama, que nasceu na fronteira entre a Índia e o Nepal. O herdeiro do trono tinha tudo o que um homem podia desejar: poder, dinheiro, prestígio, família. Mesmo com todo luxo, Sidarta sentia-se infeliz. Apesar da superproteção do pai, que o cercava de mimos, saiu pelos arredores do palácio, onde testemunhou cenas de sofrimento que são inevitáveis a qualquer um: doença, velhice e morte. O príncipe decide então abandonar a vida de conforto em busca de respostas sobre o sentido da vida. A vida do príncipe Sidarta, com seus questionamentos, dúvidas e anseios continuam atuais, o que torna a história uma fonte de inspiração para todos nós”.


    Ao ler o primeiro capítulo, noto a importância que o autor deu aos traços simples e serenos. Não causa impacto visual, mas causa uma sensação de apreço aos personagens. Um traço mais limpo também ajuda a leitura. A linguagem é simples, não chega a ser rebuscada em nenhum momento, o que pode proporcionar uma leitura mais compreensiva dos ensinamentos de Buda. Sidarta já demonstra, neste único capítulo que li, uma preocupação com o significado da vida e que irá se desenvolver com o avanço do mangá. Fiquei curioso para ver como será retratada a batalha entre Mara (líder de diversos demônios) contra Sidarta em meditação. 


    Uma leitura interessante e que poderá despertar o interesse pelos ensinamentos de Buda que estão, a cada dia, mais presentes no cotidiano do brasileiro. Sobre os ensinamentos de Buda, posso explanar o seguinte:


Sobre os ensinamentos de Buda:


“Tem o pecado existência real? --- Volta a indagar o Querubim. Ouve-se a voz do anjo que assim responde: Tudo o que verdadeiramente existe são somente Deus e o que vem de Deus. Sendo Deus a Perfeição, tudo o que foi criado por Deus é Perfeição também. Então pergunto: ’Considerais perfeição o pecado?’ Responde o Querubim: ‘Mestre, o pecado não é perfeição’. Prossegue o anjo: O pecado não é realidade porque é imperfeição, (...) Não considereis Realidade o que não foi criado por Deus. (...) Pecado, doença e morte, porque não são criações de Deus, são irrealidades, são falsidades (...) No passado, veio Sakyamuni com essa finalidade.”  (Sutra Sagrado Chuva de Néctar da Verdade- Masaharu Taniguchi- 1936)


    O mestre Masaharu, no sutra acima, em contemplação, percebe e explica uma das finalidades do Buda Sakyamuni que é desmascarar a força do pecado, da doença e da morte. No sutra, há a intenção da unificação das crenças religiosas do ocidente, em especial o Cristianismo, com as crenças orientais, em especial o Budismo, do qual foi fundador o Buda Sakyamuni. Sakyamuni percebeu as aflições da vida e, através de experiências e meditações, alcançou o caminho  da iluminação que pode ser descrito nas palavras do site Budismo simples (clique para conhecer):


“Ponto de Vista Correto - sabedoria e compreensão das Quatro Verdades Nobres e da Origem Interdependente. Alguns consideram como Fé Correta, para os de pouca experiência que ainda não adentraram o nível da sabedoria superior.

Pensamento Correto - pensamento ou determinação que precede ação ou fala. Para uma pessoa ordenada é a prática do pensamento correto através da mente cada vez mais gentil, compassionada e pura. Para os leigos é pensar corretamente sobre sua situação e agir determinadamente de acordo.

Fala Correta - surge do pensamento correto. Não mentir, não usar linguagem pesada, não falar mal dos outros, não caluniar, não falar frivolamente e usar a fala beneficiando a todos e conduzindo à harmonia, pela ternura que nutre a todos os seres.

Ação Correta - surge do pensamento correto. Não matar, não roubar, não cometer adultério. É praticar boas ações como a de proteger e cuidar de todos os seres, observando os valores éticos.

Meio de Vida Correto - conduta correta na maneira de viver, de se manter, com hábitos regulares e saudáveis de dormir, comer, trabalhar, fazer exercícios, descansar. Viver de maneira a melhorar a saúde, ser mais eficiente e criar harmonia, eficiência e saúde para todos. Ter meios de vida que considerem outros seres, outras formas de vida, o respeito e dignidade próprios e dos outros presentes e passados, as futuras gerações, a sustentabilidade e a melhor qualidade da vida.

Esforço Correto - dedicar-se constante e assíduamente ao caminho de obter os ideais de fé religiosa, ética, educação, política, economia e saúde produzindo e aumentando o que é bom e prevenindo e eliminando o que é mal.

Atenção Correta - manter-se atento garante que com a correta consciência e percepção nunca sejam esquecidos os objetivos ideais de fazer o bem a todos os seres. Na vida diária é agir com cuidado e atenção, pois qualquer momento desatento pode causar um desastre. Do ponto de vista Budista tradicional significa manter constante atenção à impermanência, sofrimento, não-eu.

Concentração Correta - aqui a referência é aos Dhyanas ou estados meditativos. Manter a mente calma e concentrada para permitir a manifestação da sabedoria completa e verdadeira a partir da qual surgem os pensamentos e ações corretas. Manter a mente clara e brilhante em tranqüila atividade.”


Budismo no Brasil


    Segundo informações do release, o Budismo já conta com 400 milhões de seguidores no mundo, dos quais cerca de 500 mil no Brasil. "A História de Buda em mangá", então, tem um claro nicho no Brasil e mercado para se manter.


    Aliás, segundo estudos de Cristina Moreirada Rocha, a unificação das crenças ocidentais, com as crenças orientais, aqui no Brasil está ganhando força, pois, “embora muito do que tenha sido feito foi refletido nas experiências do budismo nos Estados Unidos e na Europa, algumas das características brasileiras já são claras. Embora incipiente nesta fase de formação, nós podemos observar o fundir de ensinos e cerimônias budistas com práticas e conceitos não budistas. Muitos praticantes tiveram e ainda têm um fundo católico romano e migraram para cultos africanos e espirítas antes de encontrar o budismo. Esta bricolagem está evoluindo e, no tempo devido, pode criar um Zen brasileiro e um budismo brasileiro, inovativamente combinando o local e o global em uma forma de budismo regionalizado”.


    Então, se interessou pelo Budismo e gostaria de iniciar um novo estudo da filosofia e história desta religião/filosofia? Pode começar pela obra descrita neste texto: “AHistória de Buda em Mangá” Clique no título para comprar!


Sobre o autor
Hisashi Ohta nasceu na Província de Shimane, Japão, em 1970. Graduou-se pelo Departamento de Biologia Molecular da Universidade de Nagoya e formou-se na Escola de Animação Yoyogi. Entre seus trabalhos inclui o mangá "Introdução ao Budismo" também publicado pela Ichimannendo.

Sobre a editora Satry
A Editora Satry é representante exclusiva no Brasil dos títulos da Ichimannendo Publishing Inc., editora de grande sucesso no Japão, com inúmeros "best-sellers" já publicados nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Taiwan. A "História de Buda em mangá", lançado originalmente pela Ichimannendo, é o primeiro título no Brasil resultado desta parceria. O foco será em títulos baseados nos princípios da filosofia oriental. O próximo livro a ser lançado é "Um Caminho de Flores", de Kentetsu Takamori, que vendeu mais de 1 milhão de exemplares no mundo.

Informações técnicas
Título: A história de Buda em mangá
Editora: Satry 
Autor: Hisashi Ohta
Páginas: 243
Formato: 13,5 X 20,5 cm
Isbn: 978-85-65166-00-3
Preço: R$ 21,00



   



Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof