Pular para o conteúdo principal

Persona 3 Tanka

A dor se esvai;  O mal não mais reinará;  Cigarras cantam; Estou sempre contigo;  Amor vibra nos festivais.  Um tanka em homenagem ao jogo Persona 3 Reload. Data do print: 17/03/2024

Crunchyroll vale mesmo!


Crunchyroll- análise final





    A análise realizada teve a intenção de testar todas as funcionalidades disponíveis para o cliente. Ao longo de seis meses, como assinante, pude observar o funcionamento de muitos serviços, que aqui divido em: streaming tv (simulcast e legendas), arquivo, vendas por download, vendas com entrega, fórum, assistência técnica e cordialidade.

    Antes de iniciar o texto, com a análise, eu tenho que dizer que deixei, para esta sexta-feira santa, uma análise do portal de animês e doramas- Crunchyroll- pois esqueci que era sexta-feira santa. Podem jogar pedra, mas esqueci mesmo! J Deus perdoa! J Resolvi testar todas as funções, e experimentar o que pude, para conhecer melhor o portal e deixar para vocês, de bandeja, as funções observadas na versão “.com”. Iniciemos a análise!


1.0-       Streaming TV


    Aqui, minha verificação divide-se em dois momentos distintos, pois, ao iniciar o meu cadastro, minha velocidade de conexão era de 3Mb, sendo que, nos três últimos meses, consegui ampliar a velocidade para 20 Mb. Na época de conexão a 3Mb, o Crunchyroll oferecia streaming nas seguintes qualidades de vídeo: SD, 480p e 720p. Com a velocidade em 3Mb, era possível acompanhar a reprodução, sem problemas, em até 480. Já o 720p, eu tinha que usar uma dica[1], que será dada logo após, mas que acredito que todos conheçam, para acompanhar a reprodução.

     A época em que aumentei a velocidade para 20 Mb foi, coincidentemente, a época em que o Crunchyroll lançou a reprodução em 1080p. Atualmente, a reprodução do Crunchyroll se dá em SD, 480p, 720p e 1080p, ou seja, qualidade de DVD e Blu-ray alcançadas. Com 20Mb, e a dica que vou deixar, é possível acompanhar em todas as qualidades de reprodução. Como disse antes, a reprodução se dá de forma tranquila e só percebia saltos, na legenda e reprodução, quando meu antivírus rodava para verificar alguma coisa.

     Aqui também há duas formas de se assistir: com e sem propagandas. Verifiquei as duas formas. Os membros possuem a escolha de quatro planos (clique para conhecer), sendo que as versões pagas (All-Access, Anime Membership e Drama Membership) não usam propagandas durante a exibição do vídeo, já o non-members (plano gratuito e que não requer nem cadastro) possui espaço para propaganda dentro do vídeo. As três formas pagas garantem o simulcast, isto é, assistir o programa quase que simultaneamente com a exibição japonesa. Já a Non-Members possui um espaço maior de tempo entre a exibição no Japão e a exibição por streaming.

    Testei o simulcast e funcionou em todos os momentos, isto é, o vídeo estava disponível no horário marcado para se assistir. Legendas funcionando, vídeo com qualidade máxima. Realmente, um bom trabalho. Já em non-members, assisti uns onze capítulos de uma série (Poyopoyo). Para quem quer a qualidade de reprodução em, no mínimo, 480p, pode se decepcionar, pois ele só roda em SD. Todos os onze capítulos dessa saga não tiveram propaganda inserida, mas o espaço estava lá e, quando se atingia o tempo marcado para a reprodução da propaganda, o vídeo dava um pequeno, e rápido, salto para continuar a exibição. Assisti um capítulo de Naruto, sem a necessidade de cadastro, também em SD, e havia uma propaganda de um software, como moldura do play, isto é, uma espécie de propaganda em torno do vídeo. Se você não se importar com a qualidade de reprodução, pode assistir de graça, por exemplo, todos os 366 episódios de Bleach e de forma oficial. Com certeza, o autor te agradecerá! J

    Conclusão: em um único simulcast, as legendas não apareceram e, após algum tempo, as legendas foram inseridas. Percebi pequenas falhas de digitação em legendas de apenas três capítulos de séries diferentes, então, posso afirmar que, tanto o simulcast, quanto a reprodução gratuita, atingiram seu propósito, isto é, assisti aos vídeos de forma adequada em todos os momentos que desejei. Aliás, este é um ponto forte do sistema, pois ele serve também como uma grande biblioteca, aonde posso assistir minhas séries sem a necessidade de guardá-las em meu HD. Sei que um HD externo é barato, mas, não ter a necessidade de depender de um, já me agradou. Basta conectar, logar e assistir.


2.0-       Arquivo


    O Crunchyroll tem uma vasta biblioteca de animês. Na última vez que contei, eram 121 séries (ajude a contar bem aqui) divididas em séries grandes, como Bleach, Naruto, Sket Dance, Fairy Tail e em séries médias e pequenas. Uma biblioteca de títulos que impressiona. Aqui notei um problema, pois séries que estavam no catálogo, assim que me registrei, como Gosick, Lucky Star e Haruhi sumiram da lista. Perguntei ao pessoal do Crunchyroll o que houve com estas séries e, até o presente momento, nada me foi repassado. Só consegui assistir um único capítulo de Gosick e outro de Haruhi.  E este é um ponto pelo qual o fã que baixa animê, na internet, pode se fixar e não querer assistir a série pelo Crunchyroll. Também achei estranho ter séries como Natsume Yujin-cho e Fairy Tail pela metade. De Natsume só conseguimos assistir a última temporada, já de Fairy Tail do 121 em diante.

Conclusão: O catálogo é ótimo e todos os títulos, após um tempo, já estarão disponíveis para todos, sem a necessidade de cadastro. Peca pelo desaparecimento de algumas séries e pela exibição de outras pela metade.


3.0-       Vendas por Download


    O Crunchyroll, além de ser uma streaming tv, possui espaço para vendas de produtos. Por venda de produtos, e entrega por download, eu adquiri o software de quadrinhos Comipo (clique para ver).  Um serviço que me agradou bastante, pois é rápido e seguro. Inseri o número de cartão, durante o meu registro, e, quando necessito realizar alguma compra, não há a necessidade de inserir todos os dados novamente. Comprei o produto, baixei rapidamente, no mesmo dia, e já comecei a usar, após registrar. Não houve nenhum tipo de problemas e o software funciona perfeitamente. Fiquei muito contente com este resultado.


4.0-       Vendas com entrega- loja do Shinji


    Fui testar a compra de um dvd pela loja do Shinji. O sistema funciona por ofertas diárias, com preços diferenciados para quem é membro registrado. A oferta dura por um tempo determinado e os preços realmente são baixos. Comprei um DVD em janeiro. O sistema de compra mostrou-se eficiente e a compra ocorreu sem problemas. Infelizmente, o produto demorou mais que o prazo estipulado para chegar até minha casa, sendo que só consegui recebê-lo no sábado passado. E não possui código de rastreamento para acompanhar a remessa do produto. Mesmo assim, me foi entregue e o sistema de ajuda do portal sempre me notificou e se mostrou interessado na remessa.


5.0-       Fórum


    Ainda dominado pelo inglês, o fórum do Crunchyroll funciona bem e há diversos moderadores. O fórum também é usado para divulgar matérias referentes ao portal, como novas temporadas que estão chegando, ou manifestações que serão lançadas. O pessoal, de maneira geral, é cordial e sabe expressar uma ideia de maneira livre, mas eu dei azar. Fui experimentar uma única postagem e, no dia seguinte, recebi mensagem, em minha caixa postal, de outro usuário, com os seguintes dizeres: “You’re 36? GET A LIFE!” Mas nada que tenha gerado uma discussão mais aprofundada. Coloquei a mensagem no lixo e bloqueei o usuário. Pronto, resolvido o problema. Então, se seu inglês estiver afiado, e o Crunchyroll não lançar uma versão em português, sinta-se à vontade para postar, mas, cuidado, pois sempre existem trolls.
  

6.0-       Assistência técnica e cordialidade


    Este é um ponto alto do Crunchyroll, pois seus membros são cordiais. Precisei perguntar algumas coisas, precisei de ajuda em alguns assuntos e sempre me trataram com respeito e dignidade. Todas as minhas mensagens foram respondidas dentro do prazo estipulado, em inglês, e de maneira sempre atenciosa e cordial. Estão de parabéns!



     Qual a conclusão que posso chegar? O portal é uma ótima forma de divulgar e distribuir conteúdo em animês e doramas. Além do que foi analisado, o Crunchyroll ainda possui uma área para divulgação de notícias, releases e tem sempre algum assunto interessante em pauta. Aconselho uma passadinha por lá e torço pela chegada da versão em português.

     Notem que analisei o Crunchyroll antes de saírem às legendas em português, ou a versão brasileira do mesmo. Todos estes fatores podem alterar o que aqui foi dito e, por isso, alguma perguntas forma lançadas para o pessoal do portal, assim como lancei as mesmas perguntas para o e-mail da assessoria da JBC, mas até o fechamento desta análise, não recebi nenhuma resposta.

Conclusão Final: Não é perfeito, mas é um ótimo esforço! Nota 8,0!


[1] Quando o vídeo começar a reproduzir, dê uma pausa, por alguns instantes, que isso ajuda a reprodução correr mais suave e sem saltos. Após isso, clique no play novamente. Como no Youtube.

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof