Tezuka Day e as homenagens!

TEZUKA DAY


 




[caption id="attachment_351" align="alignleft" width="179" caption="O mestre!"][/caption]

Muitos blogs, sites e vlogs escolheram o dia de hoje, 17/12/2011, para homenagear o magnífico mestre Osamu Tezuka. Tezuka foi o visionário autor que promoveu uma revolução na estética e narrativa de quadrinhos em sua época. Um desenhista tão competente e iluminado que foi merecedor destas palavras do editorial do jornal Asahi: “Por que os japoneses apreciam tanto os mangás? Parece que os estrangeiros estranham essa mania. Por que os estrangeiros passaram tanto tempo sem ler mangás? Um dos motivos é que eles não tinham um Osamu Tezuka no país deles” (10/02/1989).


 


Confesso que são muitos sites para visitar e não consegui ler todos. Alguns não abriram aqui. Como estou em um blog pessoal, posso confessar isso sem descrédito. É um alívio poder falar isso abertamente! J Porém, aqui está uma lista dos sites que visitei e um resuminho do que eles estão divulgando do mestre Tezuka:


 


Maximum Cosmo nos leva a conhecer de perto a criação do mangá Kimba, o Leão Branco, além de detalhar outras obras e peculiaridades do autor Tezuka. Textos riquíssimos em detalhes e com profundidade de conhecimento!


 


O Troca Equivalente nos leva a conhecer um pouco da trajetória do mangaká, sua formação e sua contribuição para o mundo dos mangás e animês.


 


Netoin nos analisa uma das obras de Tezuka chamada Fushigi wa Melmo. Análise do enredo e do traço do mestre nesta obra em especial.


 


O blog Graveheart nos analisa uma das obras primas de Osamu, que foi Buda. Não tinha como passar o Tezuka Day sem falar sobre Buda e Kimba, então este texto é fundamental para se compreender a paixão, carinho e talento que o mestre possuía.


 


Chuva de Nanquim, por sua vez, faz uma comparação excelente do mangá Pluto (Naoki Urasawa) e sua ligação com outra obra prima do mestre Osamu- Astro Boy.


 


O site JBOX nos traz ótimas notícias de trabalhos do mestre Osamu que serão publicados no Brasil em 2012, pela NewPop (a mesma que nos trouxe K-ON entre outros).


 


(Atualização: 15h40 do dia 17/12/2011)



Maurício de Souza também homenageia o mestre Tezuka com um desenho de ambos! Uma amizade muito bacana!





[caption id="attachment_355" align="aligncenter" width="450" caption="Desenho do Maurício em homenagem ao mestre Tezuka!"][/caption]

 


 

Comentários

  1. Até tu, Brutus! E eu, que estou cada vez mais desanimada com meu blog, acabei deixando a data passar... Que bonito.
    Mas eu li boa parte das postagens sobre Tezuka que apareceram na blogosfera por ocasião da data. Até algumas que você não citou aí na lista, como esta aqui: http://shoujo-cafe.blogspot.com/2011/12/o-que-seria-de-nos-sem-osamu-tezuka.html. E como falar do assunto rende, hein! Descobri até outras obras que eu nem sabia que Tezuka havia feito... Sério.
    Ah, li também sua resenha sobre Strike Witches. É o segundo anime que você analisa após eu já tê-lo feito. Você se lembra, não é?
    Até mais!... Bem que eu estava mesmo precisando passar por aqui.
    ...
    P.S.: DM minha no seu twitter. Assunto especial.

    ResponderExcluir
  2. Olá! :) Tezuka possui inúmeras obras, milhares de páginas desenhadas e histórias para todas as idades. Eu senti falta do pessoal falar do momento dele em que ele começou a escrever mangás mais adultos, mas acho que conseguiram pegar bem todo o espírito da obra do mestre. Eu vi o Shoujo Café e o Papo de Budega, mas não consegui colocar uma atualização aqui por causa de uma dor no pescoço. Estou de cama hoje. E isso até que é bom, porque está meio frio, então fica gostoso ficar deitado, no domingo, em casa hehehe! :)

    E sobre as análises, eu lembro sim! Aliás, você é a culpada (brincadeira XD) heheheh! Comprei os DVDs de Strike Witches para assistir após ver a sua análise. Eu também comprei o blu-ray do primeiro filme do Naruto Shipuuden (Bonds) para fazer outra análise, mas essa eu ainda não soltei! Estou procurando Summer Wars por aqui, porque queria falar desse primeiro. :)

    Beijos! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá! Comentários com ofensas não serão permitidos. Todos os comentários serão moderados.