sábado, 17 de dezembro de 2011

Tezuka Day e as homenagens!

TEZUKA DAY


 




[caption id="attachment_351" align="alignleft" width="179" caption="O mestre!"][/caption]

Muitos blogs, sites e vlogs escolheram o dia de hoje, 17/12/2011, para homenagear o magnífico mestre Osamu Tezuka. Tezuka foi o visionário autor que promoveu uma revolução na estética e narrativa de quadrinhos em sua época. Um desenhista tão competente e iluminado que foi merecedor destas palavras do editorial do jornal Asahi: “Por que os japoneses apreciam tanto os mangás? Parece que os estrangeiros estranham essa mania. Por que os estrangeiros passaram tanto tempo sem ler mangás? Um dos motivos é que eles não tinham um Osamu Tezuka no país deles” (10/02/1989).


 


Confesso que são muitos sites para visitar e não consegui ler todos. Alguns não abriram aqui. Como estou em um blog pessoal, posso confessar isso sem descrédito. É um alívio poder falar isso abertamente! J Porém, aqui está uma lista dos sites que visitei e um resuminho do que eles estão divulgando do mestre Tezuka:


 


Maximum Cosmo nos leva a conhecer de perto a criação do mangá Kimba, o Leão Branco, além de detalhar outras obras e peculiaridades do autor Tezuka. Textos riquíssimos em detalhes e com profundidade de conhecimento!


 


O Troca Equivalente nos leva a conhecer um pouco da trajetória do mangaká, sua formação e sua contribuição para o mundo dos mangás e animês.


 


Netoin nos analisa uma das obras de Tezuka chamada Fushigi wa Melmo. Análise do enredo e do traço do mestre nesta obra em especial.


 


O blog Graveheart nos analisa uma das obras primas de Osamu, que foi Buda. Não tinha como passar o Tezuka Day sem falar sobre Buda e Kimba, então este texto é fundamental para se compreender a paixão, carinho e talento que o mestre possuía.


 


Chuva de Nanquim, por sua vez, faz uma comparação excelente do mangá Pluto (Naoki Urasawa) e sua ligação com outra obra prima do mestre Osamu- Astro Boy.


 


O site JBOX nos traz ótimas notícias de trabalhos do mestre Osamu que serão publicados no Brasil em 2012, pela NewPop (a mesma que nos trouxe K-ON entre outros).


 


(Atualização: 15h40 do dia 17/12/2011)



Maurício de Souza também homenageia o mestre Tezuka com um desenho de ambos! Uma amizade muito bacana!





[caption id="attachment_355" align="aligncenter" width="450" caption="Desenho do Maurício em homenagem ao mestre Tezuka!"][/caption]