sábado, 5 de novembro de 2011

Análise do filme Naruto- Will of Fire

Naruto Shippuden - Movie 6 : The Will of Fire Still Burns

 

[caption id="attachment_211" align="alignleft" width="250" caption="Capa do DVD vendido na Best Buy Anime"][/caption]

Este filme é uma homenagem aos 10 anos do mangá. Uma amiga minha fez uma resenha ótima sobre o filme, sua qualidade técnica e me convidou para assistir e dar minha opinião. Aceitei o convite e esta é minha análise que, espero, possa contribuir com a análise feita por ela. Deixe de ler aqui, caso queira, pois o meu texto possui alguns spoilers!!

 

A questão técnica foi muito bem elaborada na análise do blog Felis Catus e, como ela é desenhista, deixo estas questões com ela e concordo com o que está escrito no blog. Vou me concentrar em elementos do enredo do filme.

 

Este filme basicamente fala sobre a “will of fire”, que é uma determinação que cada shinobi possui e que pode estar dentro da ética e regras de cada vila. Essa “will of fire” é determinante para sabermos como um dos ninjas agirá dentro do enredo da série. Um personagem, cujo o lema entre em conflito com algum desfecho da ação, com certeza, age de modo a sanar este conflito. Aqui, no caso do Naruto é simples, pois o lema dele, neste filme, é demonstrado com flashbacks da primeira temporada da série clássica e ele passa o filme todo lutando para demonstrar suas convicções.

 

Aliás, eu já citei que um herói, de qualquer animê de ação, possui falhas que demonstram sua vulnerabilidade e o torna mais próximo e mais real aos olhos do espectador. Se estas falhas prejudicam o sucesso do herói, o enredo torna-se mais incerto e a expectativa pelo sucesso do personagem aumenta, assim como a ansiedade e a dúvida de quem assiste. Isso é ótimo para garantir que fiquemos grudados na cadeira, esperando para ver o que foi decidido e como foi decidido. Naruto possui diversas falhas, durante a série (clássica e shippuden), que deixaram esse filme mais tenso, pois não sabia como o enredo se deslocaria. Por exemplo, Naruto prometeu trazer Sasuke de volta e fracassou duas vezes. No filme, Naruto promete trazer Kakashi de volta. Sakura se pergunta se, desta vez, ele conseguiria cumprir a promessa, uma vez que havia falhado nas outras vezes e, confesso, também me perguntei isso. Ponto para o roteiro que jogou bem com essa questão e me deixou em dúvida até o último minuto. Inclusive, até o próprio Naruto, já no final, desabafou à respeito dessa situação, quando percebeu que poderia ter falhado.

 

Voltando ao “will of fire”, achei interessante o conflito de lemas entre os ninjas da Aldeia da Folha. Deixou a situação tensa, mas serviu para demonstrar a mensagem principal do filme que, aos meus olhos, é a confiança que se deve ter nos amigos, nunca abandoná-los. O enredo ainda bebe de outras fontes, como as quimeras de Fullmetal Alchemist, ou as regras para se usar o chakra, como as regras que o Kurapika (Hunter X Hunter) usou para fortalecer o seu Nem. No geral, foi um filme bem feito e gostei de assisti-lo!

 

Informações:

Podem comprar o filme, por apenas 5,98 dólares no Best Buy Anime! E podem acompanhar a série Shippuden de graça, e oficialmente, pelo Crunchyroll.