Pular para o conteúdo principal

Outros Papos indica: Howl's Moving Castle

Revisão: Copilot Sengoku Youko trouxe à tona muitas das minhas lembranças. Uma delas, que me enche de saudade, foi quando levei minha avó para assistir a Howl’s Moving Castle e testemunhei sua maravilha diante dos detalhes desse magnífico filme do grande mestre Hayao Miyazaki. Durante a semana de Sengoku Youko , aprendi uma lição importante sobre a brevidade da vida. Minha avó partiu há algum tempo, mas sua lembrança permanece forte em meu coração. Clique na imagem para comprar via Amazon. Data do print: 03/04/2024 Howl’s Moving Castle (ou O Castelo Animado em algumas traduções) é um filme de animação japonês lançado em 2004 , escrito e dirigido por Hayao Miyazaki . O filme é baseado de forma livre no romance homônimo de 1986 , escrito pela autora britânica Diana Wynne Jones . A história se passa em um reino fictício onde a magia e a tecnologia do início do século XX coexistem, em meio a uma guerra com outro reino. A protagonista, Sophie , é uma jovem chapelaria que é transformad

A vida é um elo entre razão e fé!




[caption id="attachment_180" align="alignleft" width="300" caption="pintado com grande sensibilidade por Rita"][/caption]

 


A vida é um elo constante de escolhas. Estas escolhas constroem o nosso alcance, ou seja, são as nossas únicas limitações para esta vida. Escolher ter fé, aliada a razão, foi a escolha que fiz. A fé sem razão é louca, mas a razão sem fé é como um carro sem rodas. Porém, aliá-las não é fácil. É um constante jogo de equilíbrio, que precisamos sempre nivelar. Antes de continuar, vou dizer o que entendo por cada uma destas palavras.


 


Fé não é apenas uma crença religiosa para mim, mas uma convicção, uma atitude mental, embasada em conhecimento prévio, e que provoca uma revolução interna, que te dá o sentimento de que algo tem fundamento. Este algo, embasado pelo fundamento da fé, não é necessariamente uma convicção religiosa. Pode ser uma convicção ética, profissional, política ou familiar. Já a razão é a luz do conhecimento lógico que te dá, através de procedimentos mentais, a certeza de que algo tem fundamento. Ambas são próximas. Uma reage aos sentimentos (instinto) e a outra reage à mentalização racional.


 


“Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. (...) Para o bem ou para o mal, quando são as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugar nenhum” (Daniel Goleman, Phd, 18:1995).


 


E, de fato, acredito que deve haver essa simbiose para que fé e razão te guiem por caminhos certos. Se, em teu coração, há a certeza lógica que algo deve ser feito, sobre determinado assunto, mas lhe falta a fé de que pode realizar este algo, é como um carro sem rodas, pois não consegue chegar a lugar nenhum. Mas a fé, sem a razão, é como um cego que se joga em um precipício, crendo que há um jardim amplo à sua espera. É necessário aliar ambas para se ter um elo forte de decisões. A fé representa as rodas do carro, orientado pelo motorista racional, que vão aderindo ao caminho/destino que te levará às suas escolhas.


 


Mas a fé e a razão podem se iludir. Ambas podem ser enganadas. Daí o perigo de não alimentar direito a mente, que equilibra estes dois pratos (fé e razão). É necessário um estudo constante para alimentar a razão e uma vivência constante, em seu caminho escolhido, para alimentar a fé. Então teremos uma corrente forte e elos sadios que te levarão a um caminho de luz intelectual, familiar e social.


 


“A verdadeira salvação consiste em descobrir o homem verdadeiro, perfeito e livre, através do conhecimento da verdade” (texto de Masaharu Taniguchi compilado por Kamino Kusumoto, 68:2010).


 


E a salvação pregada por este texto acima é a iluminação interior do homem racional, através do conhecimento (estudo), que o leva a um estado pleno e sereno. É uma salvação no agora, no aqui, e não em uma posterior vida. “O Paraíso é aqui”, já dizia um preletor da Seicho-No-Ie, aliando sua fé ao conhecimento que adquiriu. É uma salvação que começa aqui, através do ensino, da ética, da leitura, do amor, da cordialidade, da pesquisa e, enfim, de todo processo racional humano que é convertido em prática diária saudável. Difere-se um pouco do pensamento iluminista, pois, como escrevi antes, a razão e a emoção são faces da mesma moeda e devem ser aliadas para o perfeito conhecimento do “Eu” que regerá a vida. Tenhamos, então, um longo alcance ao associar estas convicções. 

Postagens mais visitadas deste blog

Ghost in the Shell

Máquinas vivas; Um fantasma surge; O homem virtual. Ghost in the Shell está mais próximo do que pensamos! 

Boushoku no Berserk

Berserk of Gluttony: Uma Série Que É Meu "Pecado"! Boushoku no Berserk (Berserk of Gluttony) - Pictures - MyAnimeList.net Fate é um jovem que acreditava ter uma habilidade inútil chamada "Gula", que o mantinha constantemente faminto. Ele era um vassalo em uma casa de cavaleiros sagrados, onde era tratado com desdém, nutrindo uma paixão secreta pela cavaleira Roxy Hart. Ela destaca-se como a única guerreira nobre em um mundo dominado por cavaleiros que abusam de seu poder para oprimir o povo. Quando Fate acidentalmente mata um ladrão enquanto ajuda Roxy, ele descobre que sua habilidade de "Gula" vai além do que parecia. Esse evento o faz perceber os aspectos positivos e negativos de seu "pecado". Comprometido a proteger Roxy, ele decide usar seu poder em prol da casa daquela que sempre o tratou com humanidade e respeito. Baseada em uma novel escrita por Ichika Isshiki , com arte de fame , "Berserk of Gluttony" é serializada desde 2017,

Ciclos de revolução: A Quarta Revolução!

Ciclos de Revolução: A Quarta Revolução Revisão: ChatGPT Estamos vivenciando a quarta revolução industrial/tecnológica, e muito tem sido discutido sobre os potenciais danos que esta revolução pode causar ao tecido social, incluindo desemprego e outras adversidades. Procuro refletir sobre o futuro com base no passado, observando no presente os mesmos receios que nossos antepassados enfrentaram nas três revoluções industriais anteriores. Começo com uma conversa que tive com uma taxista, para então discorrer sobre algumas das revoluções passadas. Durante uma parada em uma lanchonete que estava instalando terminais de autoatendimento no último ano, tive uma conversa: “Taxista: --- Estão instalando essas máquinas para substituir trabalho humano. Muitos caixas estão perdendo seus empregos. Isso é o capitalismo! Eu: --- Por outro lado, a tecnologia, ao eliminar um posto de trabalho (caixa de atendimento), cria outras necessidades. A lanchonete precisará de profissionais para manutenção de sof